Hábitos de casal que podem prejudicar a saúde 

Saúde
07 de Junho, 2023
Hábitos de casal que podem prejudicar a saúde 

No clima do dia dos namorados, compartilhar sonhos e objetivos é uma ótima ideia para o sucesso do casal. No entanto, quando se trata de compartilhar itens de higiene pessoal, como sabonetes, toalhas e escovas de dentes, é hora de dar uma pausa na melodia romântica. Por quê? Ainda que sejam simples, esses hábitos de casal podem ser prejudiciais à saúde. Continue lendo e entenda.

Veja também: Dia dos namorados: treinar em casal

Hábitos de casal que podem prejudicar a saúde 

Dividir a toalha 

Esse costume pode aumentar os riscos de infecção de pele, gripe e até HPV. Além disso, as toalhas podem acumular mofo, fungos e bactérias. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha a sua própria toalha e a mantenha sempre limpa. Então, elas devem ser lavadas ou trocadas 1 vez por semana. 

Fazer xixi no chuveiro 

Urinar no chuveiro pode deixar um odor forte e difícil de sair, mesmo com a água corrente. Portanto, esse hábito pode deixar o ambiente desconfortável para o seu parceiro. Além disso, embora a urina seja estéril, ela pode contribuir com o acúmulo de bactérias no box.

Hábitos de casal: Dividir a mesma escova de dentes 

Cada pessoa tem um flora bacteriana única em sua boca, incluindo bactérias que podem causar doenças bucais, como cáries e doenças gengivais. Por isso, ao compartilhar uma escova de dentes, o maior risco que você pode correr é a transferência dessas bactérias de uma pessoa para outra, aumentando a probabilidade de problemas bucais como cáries e outras doenças.

Portanto, a escova de dentes deve ser usada apenas por uma pessoa, que deverá trocar o item a cada 3 meses.

Lâminas e cortadores de unha 

Alguns fungos podem se alojar nas lâminas e até mesmo nos cortadores. Se compartilhados, esses itens podem causar infecções fúngicas como a onicomicose ou contaminação por bactérias e micose. Por isso, reserve itens pessoais e não compartilhe-os com ninguém.

Sabonetes em barra

Compartilhar os sabonetes do banho também oferece riscos à saúde, já que o tipo em barra pode armazenar bactérias. Além disso, o risco pode ser ainda maior se um dos parceiros apresentar uma condição de pele contagiosa, como uma infecção fúngica, eczema com exsudação ou uma erupção cutânea contagiosa.

Portanto, é recomendável evitar o compartilhamento do sabonete em barras. Quanto ao líquido, não há restrições.

 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma