Hábitos de casal que podem prejudicar a saúde 

Saúde
07 de Junho, 2023
Hábitos de casal que podem prejudicar a saúde 

No clima do dia dos namorados, compartilhar sonhos e objetivos é uma ótima ideia para o sucesso do casal. No entanto, quando se trata de compartilhar itens de higiene pessoal, como sabonetes, toalhas e escovas de dentes, é hora de dar uma pausa na melodia romântica. Por quê? Ainda que sejam simples, esses hábitos de casal podem ser prejudiciais à saúde. Continue lendo e entenda.

Veja também: Dia dos namorados: treinar em casal

Hábitos de casal que podem prejudicar a saúde 

Dividir a toalha 

Esse costume pode aumentar os riscos de infecção de pele, gripe e até HPV. Além disso, as toalhas podem acumular mofo, fungos e bactérias. Por isso, o ideal é que cada pessoa tenha a sua própria toalha e a mantenha sempre limpa. Então, elas devem ser lavadas ou trocadas 1 vez por semana. 

Fazer xixi no chuveiro 

Urinar no chuveiro pode deixar um odor forte e difícil de sair, mesmo com a água corrente. Portanto, esse hábito pode deixar o ambiente desconfortável para o seu parceiro. Além disso, embora a urina seja estéril, ela pode contribuir com o acúmulo de bactérias no box.

Hábitos de casal: Dividir a mesma escova de dentes 

Cada pessoa tem um flora bacteriana única em sua boca, incluindo bactérias que podem causar doenças bucais, como cáries e doenças gengivais. Por isso, ao compartilhar uma escova de dentes, o maior risco que você pode correr é a transferência dessas bactérias de uma pessoa para outra, aumentando a probabilidade de problemas bucais como cáries e outras doenças.

Portanto, a escova de dentes deve ser usada apenas por uma pessoa, que deverá trocar o item a cada 3 meses.

Lâminas e cortadores de unha 

Alguns fungos podem se alojar nas lâminas e até mesmo nos cortadores. Se compartilhados, esses itens podem causar infecções fúngicas como a onicomicose ou contaminação por bactérias e micose. Por isso, reserve itens pessoais e não compartilhe-os com ninguém.

Sabonetes em barra

Compartilhar os sabonetes do banho também oferece riscos à saúde, já que o tipo em barra pode armazenar bactérias. Além disso, o risco pode ser ainda maior se um dos parceiros apresentar uma condição de pele contagiosa, como uma infecção fúngica, eczema com exsudação ou uma erupção cutânea contagiosa.

Portanto, é recomendável evitar o compartilhamento do sabonete em barras. Quanto ao líquido, não há restrições.

 

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

O que é esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

O que é esquizofrenia?

Sintomas incluem alucinações e isolamento social

Saúde

Como criar novos hábitos?

Instalando hábitos novos Quando queremos mudar nossa vida fica muito mais fácil focar em instalar novos hábitos do que em eliminar os hábitos antigos. É mais

Saúde

Vamos falar de compulsão alimentar?

Você sabia que 25 a 30% da população mundial está acima do peso? A compulsão alimentar é considerada um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão exagerada de