Guardar remédio no banheiro ou na cozinha? Veja o que dizem especialistas
Recentemente, o apresentador Fabio Porchat levantou uma questão em suas redes sociais. Afinal, onde é melhor guardar remédio: no banheiro ou na cozinha? A dúvida dividiu opiniões. Veja a melhor opção, de acordo com especialistas.
Leia mais: Como descartar medicamentos corretamente
Banheiro ou cozinha: onde é melhor guardar remédio?
Segundo especialistas, o banheiro não é o melhor local para armazenar medicamentos. Isso porque trata-se de um lugar úmido e repleto de bactérias. Por outro lado, a cozinha tende a ser um lugar quente, com muita fonte de calor, por causa do fogão, por exemplo, e de ondas, por causa do micro-ondas. Ou seja, também não é uma opção adequada.
Além disso, veja outras recomendações:
- Guardar dentro da embalagem original, que é, geralmente, onde os fabricantes colocam as datas de validade e de fabricação. Isto é, armazenar na caixinha própria que muita gente tende a descartar;
- Pomadas ou cremes devem ser guardados na geladeira, se essa for a orientação explícita do fabricante;
- Se o produto não tiver a recomendação de armazenamento em local refrigerado, a orientação é guardar em local que não bata sol, não tenha umidade e que seja fresco e arejado.
Quais são os melhores lugares?
O ideal é guardar em um armário ou estante, pode ser no quarto ou na sala, mas que seja fora do alcance de crianças. Além disso, longe da incidência de sol, calor ou umidade. Se a justificativa para deixar no banheiro ou na cozinha for a facilidade para lembrar, uma dica é guardar no local mais apropriado e deixar um lembrete na geladeira colado com um imã.
Descarte de remédios
O descarte inadequado de medicamentos é ruim para o meio ambiente e, consequentemente, para a saúde. Isso porque o despejo incorreto provoca a contaminação do solo e das águas, comprometendo a qualidade de vida.
O caminho correto do remédio vencido ou em desuso não é diretamente o lixo da cozinha ou do banheiro. Desde 2020, uma portaria de 2020 do Governo Federal regulamenta o descarte correto de medicamentos em drogarias e farmácias. Os locais devem disponibilizar e manter pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada 10 mil habitantes.
A população também pode buscar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para tirar dúvidas sobre pontos de coleta, caso a própria UBS não o faça. O site da prefeitura do município também pode indicar se há locais de coleta para medicamentos.
Referência: Ministério da Saúde.