Grávida levanta peso de 60kg no TikTok: é seguro?
Joanna Laurindo, de 33 anos, está fazendo sucesso nas redes sociais após publicar um vídeo no TikTok levantando um peso de 60kg, mas o que mais impressionou não foi o peso, e sim o fato de ela estar grávida. Inclusive, a publicação já rendeu mais de um milhão de visualizações.
No mesmo vídeo, Joanna aparece pegando 89 kg 8 meses após o parto, praticamente a mesma carga de antes da gravidez.
Vídeo: Reprodução/TikTok
O tema rendeu muitas dúvidas e comentários como: “chocada”, “não é arriscado para o bebê?”, “não ficou com medo da barra bater na barriga?”, e muitos outros. Afinal, a gravidez é um período de várias mudanças no corpo e cenas como a de Joanna podem causar impacto em quem assiste.
Mas segundo o Dr. Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, a prática de atividades físicos é recomendada quando a gravidez não tem nenhuma intercorrência. Assim, se a grávida está acostumada ao ritmo de exercícios, ela não precisa interromper os treinos, mas sim, adaptá-los.
“O que a gente viu na sequência, basicamente, é uma moça que já está acostumada a fazer esse tipo de exercício com cargas pesadas. Ela adaptou o treino ao momento da gestação. Ou seja, ela já levantava um peso pesado e durante a gestação ela continuou se exercitando, diminuindo a carga”, explica o médico.
Leia também: Tchau, tensão! 6 exercícios fáceis para relaxar na gravidez
Grávida pode levantar peso, mas com os devidos cuidados
Apesar de os exercícios serem recomendados durante a gravidez, o Dr. Carlos lembra que não devemos generalizar a rotina de Joanna. É importante ter os devidos cuidados ao praticar qualquer movimento na gestação, com o acompanhamento de um profissional de educação física.
“O que a gente recomenda, normalmente, é uma caminhada de pelo menos trinta minutos, três vezes por semana. Isso já é o suficiente. O objetivo não é transformar a mulher grávida em atleta. Mas se ela está acostumada a fazer alguma atividade física regular, ela pode se adaptar e continuar no ritmo”, afirma o médico entrevistado.
De acordo com o Dr. Carlos, não existe um limite até quando se pode fazer atividade física na gravidez. Contudo, quando a mulher está perto das trinta e seis semanas podem haver algumas limitações. “A paciente já está um pouco acima do peso, a barriga já está grande e pesada. E a partir desse momento, o foco principal da mulher já passa a ser o próprio parto e o cuidado com o bebê”, finaliza.
Fonte: Dr. Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pela Santa Casa/SP, Membro da FEBRASGO e Especialista em Perinatologia pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein.
Foto de capa: Reprodução/Instaram