Gordura do tríceps: dicas e exercícios que ajudam a eliminá-la
A gordura do tríceps incomoda principalmente as mulheres, que tendem a acumular mais gordura no braço. Muitas reclamam da dificuldade em definir e eliminar os excessos da área, mas a verdade é que não existe um segredo ou milagre.
De acordo com Guilherme de Almeida e Leme, gerente técnico da Bio Ritmo Academias, o primeiro ponto para reduzir a gordura localizada é o déficit calórico. “Ou seja, ingerir menos calorias do que se gasta. Como resultado, seu corpo passará a eliminar gordura como um todo”, explica.
Veja também: Afinal, existe uma frequência cardíaca ideal para emagrecer?
Como potencializar a queima de gordura do tríceps?
Agora que você já sabe que a alimentação é um elemento chave nesse objetivo, é bom ter em mente que precisará se exercitar. Se você já treina, Guilherme recomenda “exercícios de maior intensidade e a inclusão de aeróbicos na semana”.
Variar o esforço durante o treino é importante para aumentar a frequência cardíaca que, por sua vez, estimula o consumo de gordura como fonte de energia para o organismo. Então, se a ideia é eliminar a gordurinha do tríceps, é bom apostar nessa estratégia.
Exercícios localizados para definir o tríceps
Embora os exercícios localizados não queimem gordura, eles irão fortalecer a musculatura trabalhada. Como resultado o músculo precisa de mais energia para reconstruir as fibras e deixá-las mais fortes, o que aumenta o gasto calórico.
“O ideal é que se combinem exercícios de empurrar e isolados para que o volume total de treino seja adequado. Movimentos como o supino e o desenvolvimento trabalham tríceps de forma multiarticular (em sinergia com outros grupos). Por sua vez, os exercícios como a rosca tríceps e o tríceps francês, recrutam esse grupo de forma mais ‘isolada'”, sugere o professor.
A seguir, veja exemplos de exercícios que exigem força do tríceps:
Tríceps no banco
Coice
Francês
Supino
Quantas vezes por semana devo treinar tríceps?
A resposta é: depende de sua disponibilidade e da maneira como o seu treino foi elaborado. Mas, em geral, Guilherme afirma que duas sessões semanais incluindo os exercícios para o tríceps bastam.
Fonte: Guilherme de Almeida e Leme, especialista em musculação e condicionamento físico e gerente técnico da Bio Ritmo Academias | CREF 070145-G/SP.