Ginástica laboral: Benefícios que você precisa conhecer
Não é de hoje que a relação entre “saúde” e “trabalho” é tema de debates multidisciplinares. Ainda mais com a realidade de enfrentamento ao COVID-19, que afetou drasticamente a rotina de diversos profissionais. Diante desse cenário, o nível de estresse, absenteísmo e doenças ocupacionais tende a crescer. Assim, uma das maneiras de encarar estes desafios é com a prática de exercícios físicos dentro do posto de trabalho, a famosa ginástica laboral.
O objetivo da ginástica laboral é realizar diversos exercícios físicos durante o expediente. Para descontrair e garantir ao colaborador mais disposição na execução das atividades do dia a dia. Além disso, prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional.
Assim, são atividades de curta duração (entre 10 e 15 minutos) e exercícios que utilizam técnicas de respiração, alongamento e correção de postura. Ou seja, durante a atividade, trabalha-se percepção corporal, reeducação de postura e compensação muscular.
Geralmente, profissionais de Educação Física e Fisioterapia, especializados nesse tipo de exercício. Dessa maneira, eles conduzem as práticas dentro do escritório, na estação de trabalho ou em um espaço reservado.
Benefícios da ginástica laboral
- Melhorar o sistema cardíaco, respiratório e esquelético;
- Reduzir a sensação de fadiga e esgotamento ao fim do dia;
- Combater doenças ocupacionais (como LER/DORT, estresse, depressão e ansiedade);
- Aumentar a atenção e a concentração;
- Melhorar a consciência corporal (melhora do condicionamento físico, flexibilidade, coordenação e resistência);
- Minimizar a sensação de tédio e infelicidade;
- Descontrair e melhorar a disposição.
Tipos de ginástica laboral
Ginástica preparatória
Ela é feita nas primeiras horas do dia de trabalho ou antes de começar. Assim, com exercícios de aquecimento e alongamento, trabalha os músculos mais utilizados no expediente, aumentando a circulação sanguínea, a disposição e a concentração.
Ginástica compensatória
É feita durante o dia de trabalho e funciona como uma pausa, interrompendo a monotonia. Assim, como o nome já diz, ela compensa os esforços repetitivos das tarefas. Ou seja, repara os músculos, corrige as posturas inadequadas e proporciona maior disposição. Dessa maneira, seus exercícios incluem alongamentos, postura e técnicas de respiração.
Ginástica de relaxamento
Aqui o objetivo é aliviar as tensões ao fim da jornada de trabalho. Assim, ela busca oxigenar as estruturas musculares, proporcionando o relaxamento. São exercícios leves, que utilizam técnicas de meditação, respiração e massagem. Com isso, o treino diminui o ritmo de trabalho, reduz os níveis de estresse, minimiza o esgotamento ao fim do dia e aumenta a sensação de bem-estar.