Ginástica artística e rítmica: Entenda a diferença

Bem-estar Movimento
30 de Julho, 2021
Ginástica artística e rítmica: Entenda a diferença

Com a estreia da 32ª edição dos Jogos Olímpicos em Tóquio, recentemente, diversas pessoas — principalmente os fãs de esporte — estão acompanhando as competições todos os dias. Contudo, são tantas modalidades que é normal surgirem dúvidas. As diferenças entre ginástica artística e rítmica é uma delas.

Ginástica artística

A ginástica artística é diferente da rítmica e está nos Jogos Olímpicos desde a primeira edição, em 1896. A modalidade mais moderna foi criada pelo professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que formulou as regras e os aparelhos, abrindo o primeiro campo de ginástica em Berlim, no ano de 1811.

Na ginástica artística, os movimentos são focados no equilíbrio, na agilidade e na força atlética. Assim, nessa técnica há uma combinação de elementos da dança clássica, do teatro, da música e dos movimentos corporais de alta performance. Além disso,  também são incorporados aparelhos específicos para a execução dos movimentos: corda, arco, fitas, bolas e maças.

As competições são individuais e por equipes femininas e masculinas. Para os homens, são seis provas: individual geral, por equipes, solo, barras paralelas, barra fixa, argolas, cavalo com alças e salto sobre a mesa. Já para as mulheres, existem quatro: individual geral, por equipes, trave, solo, barras assimétricas e salto sobre a mesa. 

O objetivo principal é conseguir a melhor nota de acordo com a avaliação da banca de arbitragem. Os juízes analisam os ginastas por meio do grau de dificuldade dos movimentos e suas execuções.

Leia também: 5 esportes das Olimpíadas para você experimentar (e seus benefícios)

Rítmica

Por outro lado, a ginástica rítmica é uma prática recente e feita exclusivamente para mulheres. Apesar de ter ganhado a chancela oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em 1962, a sua estreia nas Olimpíadas ocorreu apenas  na edição de 1996.

Na ginástica rítmica, as ginastas devem conquistar os jurados com uma apresentação, combinando movimentos de ginástica e dança com o uso de cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças.

Os pontos obrigatórios a serem observados durante a apresentação são os elementos corporais, como o equilíbrio do corpo, a flexibilidade e as rotações.

A nota de execução depende da forma como a ginasta realizou a apresentação. Portanto, tem a maior pontuação quem apresentar os movimentos mais difíceis, exibir habilidades especiais com cada aparelho e combinar os objetos e os movimentos com a música e a dança.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva