Gergelim preto e o branco: diferenças entre cada um

Alimentação Bem-estar
15 de Agosto, 2022
Gergelim preto e o branco: diferenças entre cada um

Manter uma alimentação saudável depende de muitos fatores – e existem inúmeras formas de complementar os valores nutricionais de uma refeição. Uma delas é adicionando ao prato sementes de gergelim, que são altamente nutritivas e uma fonte importante de cálcio. 

O gergelim, ou sésamo, é a semente de uma planta da classe das pedaliáceas, original do Oriente. A quantidade de cálcio presente nesse alimento é o que faz dele um complemento riquíssimo para qualquer pessoa. Mas, principalmente, para veganos e vegetarianos que não consomem laticínios. 

De acordo com a tabela de informação nutricional da USDA, 1 colher de sopa de gergelim (o equivalente a 20 g) contém quase a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite (200 ml). São 195 mg de cálcio no gergelim comparados a 250 mg em um copo de leite. A semente é mais biodisponível do que o leite, isto é, é mais bem aproveitado pelo organismo e gera maior absorção. 

Leia também: Gergelim: Benefícios da semente

“Além disso, o gergelim é fonte de boas gorduras, proteína e fibras alimentares. Portanto, sua inclusão na alimentação pode trazer muitos benefícios, que vão desde a manutenção de níveis ótimos de cálcio para a saúde dos ossos, músculos e humor, como também saúde intestinal, neurológica e cardiovascular, devido às fibras e gorduras que ele contém”, explica Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. 

Gergelim preto ou branco? 

Dependendo da região de cultivo, podemos encontrar alguns tipos de gergelim: as sementes brancas, pretas, vermelhas, amarelas ou marrons. As duas primeiras, no entanto, são as mais comuns e mais facilmente encontradas para consumo. 

A diferença entre o gergelim preto e o branco não é grande. No primeiro caso, existe uma quantidade um pouco maior de proteínas – o que o torna mais atraente para veganos e vegetarianos, por exemplo. Além disso, este alimento também é rico em vitamina A, importante para a saúde dos olhos e da pele, e em cálcio, essencial para a saúde dos ossos.

Já o gergelim branco, apesar de ter quantidades menores desses mesmos nutrientes, também é uma ótima fonte de zinco, magnésio e de fibras, essencial para o bom funcionamento do intestino.  

Fonte: Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

dieta do óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Dieta do óleo de coco: o que é, riscos e cardápio

Na prática, os benefícios da dieta do óleo de coco estão em sua ação no organismo. Saiba mais

mulher correndo na esteira da academia. Ela usa um véu na cabeça
Bem-estar Movimento

Qual cardio queima mais calorias? Especialista responde

Corrida, bike, natação… Você já se perguntou qual tipo de cardio queima mais calorias? Profissional de educação física responde