Geoterapia: Conheça o tratamento que vem da terra
Existem diversos tipos de tratamentos que minimizam dores e sintomas de mal-estar. Entre as terapias e medicamentos, destaca-se a geoterapia, uma terapia alternativa e natural que utiliza itens da natureza, como barro, argila, pedras e cristais para ajudar a recomposição do equilíbrio e bem-estar.
Assim, a geoterapia – também conhecida como argiloterapia – ajuda a diminuir dores musculares e tensões. Além disso, trata todo o sistema do indivíduo: emocional, físico e espiritual.
O termo tem origem da palavra grega “geo” que significa terra e “terapia” que significa tratamento. Ou seja, o tratamento é realizado com energias da terra.
Como é feito?
Embora a geoterapia seja feita em algumas clínicas, também pode ser praticada em casa, principalmente para relaxar.
Para preparar o tratamento com argila, é necessário comprar um pacote com um quilo de argila verde medicinal, em farmácias ou lojas de produtos naturais, e misturar com água morna, até que vire uma pasta homogênea. Logo após, deve-se espalhar a argila na região do pescoço e costas, e cobrir com plástico filme para que fique calor por mais tempo.
Leia também: Terapia da luz: O que é e como funciona
Assim, o recomendado é permanecer com a argila de 20 a 30 minutos. Para retirar basta lavar a área com água em temperatura ambiente. Quem tem a pele seca deve aplicar creme hidratante na região, pois a argila tende a ressecar.
Entretanto, se você possui dores mais fortes e problemas crônicos, procure fazer o tratamento com profissionais especializados na área, para que avaliem a situação e possam recomendar a melhor forma de tratamento.
Benefícios
A geoterapia possui diversos benefícios, conheça alguns deles:
- Promove a circulação na região aplicada, por esquentar o local;
- Elimina toxinas;
- Alivia dores crônicas, ajudando especialmente no tratamento contra artrite e outras condições que causam dores musculares;
- Clareia as sardas, quando é usada argila branca;
- Combate as dores nos ossos, e dores de origem inflamatória.
Leia também: Terapia das pedras e cristais