Ganhar massa muscular e perder gordura é uma meta fitness de muita gente. Afinal, isso significa ter um corpo mais definido e com músculos em evidência. No entanto, existe um tempo específico para alcançar a hipertrofia.
Para desenvolver os músculos as fibras musculares devem ser alteradas. Por isso, é necessário um aumento da força muscular adquirida através de treinos resistidos. Dessa maneira, os exercícios de musculação curtos e intensos são essenciais.
Leia mais em: Cronologia: O que acontece com o corpo quando você começa a treinar
O processo de ganho de músculos inicia com o estresse gerado pela contração muscular. Em seguida, ocorre o aumento do tamanho da fibra muscular – o que é chamado de hipertrofia.
Nas primeiras semanas de treinos, ocorre a adaptação neural, quando surgem as dores musculares. Mas é no segundo mês que os resultados começam a aparecer: “Acontece um primeiro ganho de resistência, força ou flexibilidade muscular; dependendo do objetivo do treino” explica Bianca Pichirilli, educadora física.
Já no 5º mês, é possível ver o aumento dos músculos e o alcance da hipertrofia. Nesse momento que se nota a diferença de antes e depois do corpo. “Porém, nessa fase os treinos devem ser sempre ajustados, pois seu corpo irá estabilizar caso mantenha os mesmos estímulos” finaliza a especialista.
Leia também: Qual a proporção ideal de massa magra e massa gorda no corpo?
Assim, é importante enfatizar que para tornar o ganho de massa muscular mais rápido, você pode adotar algumas estratégias. No entanto, você deve ter a orientação de um educador físico.
Construir músculos vai muito além de ter um corpo mais “definido”. Através disso você pode usufruir de vários benefícios. Portanto, veja alguns deles:
Leia também: Dieta para ganhar massa muscular
Fonte: Bianca Pichirilli – educadora física formada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
