Como ganhar massa muscular sendo ectomorfo?

Bem-estar Movimento
20 de Outubro, 2023
Fernanda Munhoz Pagotto
Revisado por
Nutricionista e Profissional de Educação Física • CRN 51666 | CREF 145110-G/SP
Como ganhar massa muscular sendo ectomorfo?

Enquanto algumas pessoas conseguem aumentar os músculos com mais facilidade, outras lutam bastante para atingir esse objetivo. Isso acontece porque cada um tem um biotipo diferente. O ectomorfo, por exemplo, é um corpo magro com pouca massa muscular natural e que apresenta dificuldade para construir músculos.

De acordo com Bianca Pichirilli, profissional de Educação Física, pessoas com o biotipo ectomorfo são esguias, têm os ombros estreitos e menor percentual de massa muscular. “Por isso eles tendem a perder peso facilmente e têm mais dificuldade para ganhar músculos.”

Ela explica ainda que a taxa metabólica basal de uma pessoa com o biotipo ectomorfo é muito alta. Ou seja, normalmente, eles perdem mais calorias do que ganham durante o dia.

Leia também: Como o biotipo interfere no ganho de massa muscular?

Dicas para ganhar massa muscular sendo ectomorfo

Atingir a hipertrofia requer disciplina e constância. Mas, adotando alguns hábitos, você pode atingir o seu objetivo. O primeiro e mais importante deles é cuidar da alimentação. “É necessário ter um plano alimentar ajustado com consumo alto de calorias”, aconselha Bianca. Para isso, contar com a ajuda de um profissional da área de nutrição é imprescindível.

Os exercícios físicos são o segundo pilar mais importante para ganhar massa magra nesse biotipo. Segundo o médico endocrinogista, Dr. Yago Fernandes, a musculação para um ectomorfo deve ser com treinos intensos e curtos, com foco principal nos grupos musculares grandes. “Também é preciso priorizar sempre a musculação em relação ao aeróbico. No mínimo 5 vezes na semana”, complementa.

Leia também: Hipercalórico: o que é, para que serve e como tomar o suplemento

Como descobrir o meu biotipo?

Definir o biotipo é essencial para quem quer ganhar massa muscular. Isso porque com esse conhecimento, é possível definir qual a melhor dieta ou estratégia de treino para você. “Para identificar o seu biotipo, comece observando aspectos como sua estrutura corporal, composição de gordura e a facilidade ou dificuldade em ganhar massa muscular”, recomenda a nutricionista Marina Fernandes. Lembrando que, nem sempre, você terá apenas um biotipo. É comum que pessoas tenham biotipos mistos.

Ficou curioso? Responda o teste a seguir e descubra qual é o seu biotipo:

Fontes:

  • Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat.
  • Marina Fernandes, nutricionista especialista em emagrecimento e hipertrofia.
  • Dr. Yago Fernandes, médico atuante em endocrinologia do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em emagrecimento e hipertrofia.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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