Gameterapia: O que é, como funciona e benefícios
Já ouvi falar em gameterapia? Apesar do nome, ele é um tipo de terapia, que não é complicado. É um método que utiliza jogos de videogame em sessões de fisioterapia, ortopédicas e até neurológicas.
A gameterapia nasceu no Canadá, em 2006, para tratar os problemas emocionais e os físicos. Assim, se você não se adaptou aos métodos tradicionais de fisioterapia ou aos medicamentos, ela pode ser uma ótima opção. Isso porque as sessões se tornam divertidas, e tiram o foco das suas dores.
A técnica chegou no Brasil em meados de 2007, e você pode encontrá-la em clínicas ou em hospitais. Além disso, as pessoas de qualquer idade podem utilizar dessa terapia. Porém, a escolha dos jogos dependerá da necessidade de cada um. Assim, é possível evitar as lesões ou piorar dores ou doenças.
Leia também: Leitura: benefícios do hábito para a saúde mental e emocional
Como funciona
A gameterapia funciona como qualquer jogo virtual. Mas, a diferença é que os profissionais escolhem os jogos. Dessa maneira, os equipamentos mais utilizados geralmente incluem os videogames. Ainda, você também pode optar por usar os óculos de realidade virtual.
Durante o jogo, o paciente faz muitos tipos de exercícios. Dessa maneira, o paciente realiza os movimentos por meio de uma simulação. Essa simulação ocorre como se fosse a realidade e as pessoas são refletidas na tela, através de um sensor.
Por fim, um profissional acompanha e avalia todo o processo.
Leia também: Terapia Prânica (Pranic Healing): O que é e como funciona
Benefícios da gameterapia
Os benefícios da gameterapia são diversos, tanto para o corpo quanto para a mente. Por exemplo, conforme as sessões são feitas, o paciente aprende a controlar o próprio corpo de forma automática.
Além desses, veja outros benefícios:
- Aumenta o controle;
- Melhora a concentração;
- Aumenta a autoestima;
- Alivio o estresse;
- Estimula o cérebro;
- Fortalece os músculos.
Leia também: Biblioterapia: Entenda o que é e quais são os benefícios