Jade Picon pratica futevôlei na praia: conheça os benefícios do esporte
Sem dúvidas o futevôlei lembra praia, sol, mar e a presença de amigos. Contudo, está cada vez mais comum ver quadras com a estrutura adequada para praticar a atividade na cidade. No esporte que tem como regra não utilizar as mãos, os benefícios vão além da descontração em grupo, além disso, o futevôlei também pode ser utilizado para perder peso e manter a forma física.
Não por acaso, o esporte foi escolhido pela atriz e ex-BBB Jade Picon. A atriz é presença confirmada na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde exibe sua boa forma física e habilidade com o futevôlei.
Ver essa foto no Instagram
A seguir, entenda quais são os benefícios do esporte para a sua saúde.
Veja também: Vai viajar? Cuidados que devemos tomar ao treinar na praia
O que é futvôlei
Misturando futebol e vôlei, o esporte é característico de cidades litorâneas por utilizar a mesma estrutura física do vôlei de praia: rede alta e as linhas de determinação do campo. Dessa forma, a proposta do futevôlei é não utilizar as mãos e sempre utilizar os pés e a cabeça para contra atacar o time adversário. Por isso, é comum ver movimentos como chute de bicicleta e cabeçadas altas.
A modalidade é disputada por duas equipes que, na maioria das vezes, são compostas por dois jogadores. Ou seja, é necessário ter ao menos 4 pessoas para iniciar a partida e em partidas não oficiais, não há problemas em incluir mais pessoas na rodada.
Principais regras da disputa
- Braços, antebraços e mãos não podem tocar a bola;
- A quadra deve ter delimitação de 9 metros de largura por 18 de comprimento. Além disso, uma rede de 2,20 metros divide o espaço;
- Seguindo a mesma lógica do vôlei, nesse esporte, é permitido realizar, no máximo, até três toques na bola antes que ela cruze a rede;
- Os principais movimentos são saque, recepção, passe, ataque e defesa. Tudo isso sem utilizar as mãos;
- O piso da quadra deve conter areia e de preferência, ela deve estar nivelada para facilitar a movimentação em campo;
- Ao sacar a bola, caso ela recaia na linha de demarcação do outro lado do campo, o ponto é do adversário.
Como o esporte contribui com a saúde
O futevôlei é um esporte muito dinâmico que envolve atenção e movimentos rápidos para não deixar a bola cair. Além disso, por conta da areia, o esporte proporciona um gasto calórico maior do que em outros esportes, já que o solo fica mais macio e exige mais força dos membros inferiores para o deslocamento. Em especial, o futevôlei exige mais esforço das pernas para proporcionar agilidade nas jogadas.
Para quem não gosta dos exercícios cardiovasculares tradicionais, o futevôlei também se apresenta como uma alternativa, já que o esporte trabalha o condicionamento físico através da aceleração, intensidade e duração.
Benefícios do futevôlei
Apesar de ser um esporte novo, o futevôlei já conquistou os brasileiros e está se tornando cada vez mais popular. Entre os pontos positivos do esporte para a saúde, se destacam:
- Contribui para a saúde cardiovascular;
- Pode ajudar a emagrecer;
- Fortalece a musculatura de membros como abdômen, coxas, panturrilhas e glúteos.
- Contribui com os níveis de vitamina D por ser um esporte praticado ao ar livre;
Vale lembrar que apesar de ser um esporte relativamente fácil, ao começar a prática é importante contar com a ajuda de um professor ou de alguém com mais experiência para evitar lesões e aplicar as técnicas corretas.
Cuidados indispensáveis ao treinar futevôlei na praia
Se você mora em uma cidade litorânea ou quer começar a jogar o futevôlei em viagens, vale reforçar que o esporte requer alguns cuidados devido à exposição solar da praia. Portanto, confira algumas dicas essenciais para treinar sem colocar a sua saúde em risco:
- Horários de treino
Escolha horários de menor incidência de sol, preservando assim a saúde da pele. Além disso, dê preferência aos treinos antes das 10h e depois das 17h. O protetor solar também é imprescindível, bem como boné e óculos.
- Hidratação
Não descuide da hidratação! Dessa forma, para evitar desidratação e outras doenças relacionadas com o calor, hidrate-se adequadamente. Faça a ingestão de líquidos antes, durante e após o seu treino, ou seja, não espere a sede chegar.
Os líquidos devem ser mais frios que a temperatura ambiente (entre 8 e 18°C) e podem ser também saborosos, porém não muito doces.
- Atenção aos imprevistos
Fique atento no local que você vai optar por praticar seus exercícios. Palitos, tampinhas, pedrinhas ou vidro quebrado podem estar escondidos embaixo da areia e, principalmente se você estiver descalço ou for se deitar no chão, pode se machucar.
- Vestimenta
Por fim, utilizar roupas confortáveis e adequadas é fundamental quando o assunto são exercícios para fazer na praia. Opte por peças leves e dependendo da atividade, calçados ou protetores para os pés adequados.