Flexões: Benefícios e os melhores tipos do movimento
As flexões são um dos exercícios físicos funcionais mais populares. São ideais para o desenvolvimento dos músculos do peito, ombros, braços e todo o tronco – incluindo abdômen.
Eles costumam ser práticos, já que dispensam acessórios e podem ser feitos em qualquer lugar. Além disso, devido ao esforço envolvido, também é uma ótima opção para queimar calorias.
Diante disso, podem ser praticadas todos os dias, e pode ficar ainda melhor se você souber alterar variáveis e incorporar tipos diferentes.
Benefícios das flexões
Os exercícios de flexões consistem em deixar as costas e os membros superiores mais fortes, o que consequentemente garante uma melhor postura para realizar os demais exercícios. Os músculos da coxa e quadril também são trabalhados.
Leia também: Agachamento: Benefícios e como fazer corretamente
O corpo trabalha intensamente vários grupos musculares. O que faz com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear sangue. E um grande benefício disso é um aumento na taxa metabólica, importante para perder peso e melhorar a saúde geral.
Os melhores tipos de flexões
A flexão de braço pode ser executada de diversas maneiras distintas. Por esse motivo, é importante dominar primeiro a versão clássica, para evitar possíveis lesões.
Leia também: Exercícios para emagrecer e definir os braços
Flexão de braço tradicional
Mantenha os pés e as mãos no chão, na posição de prancha, com os braços posicionados e esticados a uma distância levemente maior que a largura dos ombros. Os pés também devem ficar separados na distância que permitir a melhor estabilidade;
Faça o movimento de flexão e extensão total de cotovelos, é preciso começar descendo o tronco até que o peitoral toque o chão ou mesmo fique bem próximo;
Em seguida, basta levantar até a posição inicial. O tronco e as pernas devem formar uma linha reta durante o movimento, da mesma forma, abdômen e glúteos devem manter-se contraídos.
Flexão arqueiro
Para esse tipo de flexão é indicado ficar com os membros superiores mais distantes um do outro. Após fazer o movimento tradicional, deve-se transferir o peso do corpo para um dos lados, de modo que apenas um braço mantenha-se estendido totalmente. Logo após, é preciso repetir a flexão tradicional e usar o outro braço para concluir o movimento.
Leia mais em: Crossfit: Como funciona, benefícios e tipos de treinos
Flexão com um braço
É usado apenas um braço que deve apoiar todo o corpo, com as pernas um pouco mais distantes que o normal para aumentar a base de equilíbrio. Assim, depois que terminar é possível fazer uma flexão tradicional e na sequência, mudar o braço de apoio.
Flexão batendo palmas
Esse é um exercício que precisa de mais potência. Isso porque depois de executar a extensão dos cotovelos, é preciso saltar no ar ao mesmo tempo em que se deve bater as palmas da mão na fase aérea, voltando à posição inicial com uma flexão de cotovelos.