Flacidez no joelho: causas, tratamentos e exercícios

Beleza Bem-estar Movimento
19 de Maio, 2022
Flacidez no joelho: causas, tratamentos e exercícios

A flacidez, ou falta de firmeza na pele, é um processo natural do organismo. Ela acontece porque, com o passar dos anos, passamos a produzir menos colágeno e elastina, proteínas que dão sustentação à pele. Esse processo acontece em todo o corpo, inclusive nos joelhos, que ganha um aspecto enrugado. Assim, a flacidez no joelho pode ser muito incômoda. Geralmente, muitas mulheres passam a evitar o uso de roupas mais curtas, para não deixar essa parte do corpo à mostra. 

Na perna, em especial, além da flacidez da pele pode haver também a flacidez muscular do quadríceps, o músculo da coxa. E isso também deve ser levado em consideração, pois pode piorar o aspecto “caído” da região.

Mas existem tratamentos dermatológicos para brecar a ação do tempo e melhorar o aspecto da pele flácida. Para atacar a flacidez muscular, no entanto, é preciso investir em exercícios físicos específicos para os músculos da região, o que também contribui para manter a pele mais esticada. A seguir, vamos entender as causas da flacidez nos joelhos e como tratá-la.

Leia também: Flacidez após emagrecer: como eliminar o excesso de pele

Causas da flacidez no joelho

Além do envelhecimento, fatores como alterações hormonais, emagrecimento repentino, bem como o tabagismo, também degradam as fibras de colágeno e elastina. 

A exposição solar é outra vilã, pois acelera o processo que ocorre naturalmente. E, no caso do joelho, a própria forma de movimentação da articulação, com o seu vai e vem, também predispõe à flacidez. 

Tratamentos para flacidez no joelho

Esqueça cremes milagrosos, eles não são capazes de melhorar a flacidez nesta região. Porém, atuam na hidratação da pele, o que dá ao joelho um aspecto mais uniforme e bem-cuidado. 

Assim, os tratamentos mais adequados estão mesmo nos consultórios médicos. Segundo a dermatologista Sabrina Negro, de Santos (SP), os mais indicados são os bioestimulares (substâncias que estimulam a produção de colágeno quando injetadas na pele), a radiofrequência e o ultrassom microfocado. Os dois últimos  são aparelhos que aquecem a pele e o músculo, promovendo a contração do colágeno e, assim, favorecendo a produção de mais fibras de colágeno e elastina. “Muitas vezes é preciso associar mais de um procedimento e fazer várias sessões”, completa a médica.

Também há a possibilidade de se fazer um lifting na região, ou seja, uma cirurgia para a retirada de toda a pele da coxa em excesso. O procedimento, no entanto, é pouco indicado, pois a recuperação é difícil e as cicatrizes ficam aparentes.

Exercícios para a flacidez no joelho

Exercícios físicos são uma boa pedida para fortalecer os músculos da região. Veja, a seguir, alguns movimentos indicados para isso. Cada um deles deve ser repetido 10 vezes:

Ponte

  1. Deite-se de barriga para cima;
  2. Em seguida, estenda os braços ao longo do corpo e dobre os joelhos, elevando-os em direção ao teto;
  3. Desça devagar. 

Agachamento

  1. De pé, afaste os pés até a linha dos quadris;
  2. Flexione os joelhos e projete os quadris para trás, como se fosse sentar numa cadeira;
  3. Mantenha a coluna reta e não deixe que os joelhos ultrapassem as pontas dos pés.

Afundo

  1. De pé, dê um passo largo com uma das pernas;
  2. Mantenha as costas eretas e flexione o joelho da perna de trás até que quase toque no chão. 

Pular corda

  1. Sim, a brincadeira de criança ajuda a fortalecer os músculos da região. Salte em uma superfície que amorteça o impacto, como um piso de madeira ou uma quadra de basquete. 

Por fim, vale lembrar que qualquer exercício físico deve ser feito sob orientação de um profissional de Educação Física. Jamais deixe o aquecimento de lado e esteja sempre com um tênis adequado para a sua pisada.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado