Flacidez após emagrecer: como eliminar o excesso de pele

Beleza Bem-estar Saúde
23 de Fevereiro, 2022
Flacidez após emagrecer: como eliminar o excesso de pele

Para muitas pessoas, eliminar o excesso de gordura para atingir a aparência desejada pode ser um desafio. Nos casos em que o emagrecimento acontece de forma mais rápida, como em procedimentos cirúrgicos, o processo pode ser acompanhado por outro obstáculo para a autoestima: a chamada “flacidez tissular” da pele. Mas a boa notícia é que com algumas dicas é possível se livrar da flacidez após emagrecer;

Dessa maneira, esse fenômeno costuma surgir porque a pele que estava esticada não acompanhou o novo volume do corpo.

Nesse sentido, para prevenir situações como essa, é importante que as pessoas ter o acompanhamento de profissionais multidisciplinares. Seja no acompanhamento da alimentação e do metabolismo, ou das próprias atividades físicas. Assim, indo aos poucos, a pele corporal acompanhará melhor o ritmo. Felizmente, existem diversas alternativas para quem quer se livrar da flacidez, como apontam especialistas.

 Flacidez tissular x flacidez muscular 

Antes de buscar formas de reduzir ou acabar com a flacidez do corpo, é preciso entender a diferença entre flacidez tissular e muscular. A biomédica Ana Beatriz Ferraz explica que um dos principais fatores que provocam a flacidez tissular, ou hipotonia tissular, é o envelhecimento, devido à perda de firmeza e elasticidade. 

O mesmo pode acontecer com em relação à perda de volume do rosto, de acordo com a profissional da Clínica Corporeum, de Brasília.

Desse modo, alguns fatores podem ser agravantes para a flacidez tissular. “Esse processo também pode ser precipitado ou desencadeado por alterações importantes de peso e hábitos de vida não saudáveis. Como por exemplo, má alimentação, tabagismo e estresse”, acrescenta Mariana Carvalho da Costa, dermatologista do Hospital Anchieta de Brasília, doutora em Medicina pela UnB.

A flacidez muscular, por sua vez, é o que o próprio nome sugere: acontece quando a pessoa tem uma perda de massa muscular, muitas vezes associada a uma perda rápida e repentina de peso corporal.

Leia também: Melhores exercícios para acabar com a flacidez

 Como se livrar da flacidez após emagrecer

Eliminar a flacidez após emagrecer não é uma tarefa fácil. Por isso, o cirurgião plástico Rafael Sabino aponta que, em algumas lipoaspirações, é preciso realizar procedimentos para tirar o excesso de pele. “Com uso de algumas tecnologias associadas à cirurgia, podemos diminuir a flacidez, entregando um resultado ainda melhor”, complementa o profissional da Clínica Corporeum. 

Assim, a dermatologista Ana Magella destaca que hoje existem também diversas formas para reduzir a flacidez. “Hoje podemos usar a aplicação de bioestimuladores de colágeno, a radiofrequência, tudo visando o que é melhor para o paciente”, aponta.

Por outro lado, quando se fala em flacidez muscular, a melhor opção para reduzir e eliminá-la é com exercícios físicos. “A musculação gera ganho de massa muscular, resultando em uma melhoria da elasticidade da pele e aumento do tônus muscular, ocupando o espaço deixado pela gordura”, explica Carlos Botelho, coordenador físico da Bodytech Brasília.

Como aliados aos exercícios físicos, a dermatologista Mariana Carvalho da Costa acrescenta que hoje existem tratamentos corporais em aparelhos de campo eletromagnético que geram milhares de contrações musculares em meia hora. “São ótimas opções para quem quer retomar as atividades e acelerar os resultados e para aqueles que querem potencializar sua prática física”, completa. 

E no rosto, o que fazer?

No caso de flacidez facial, os procedimentos indicados devolvem o volume e a sustentação para o rosto. “Uma excelente opção é o MD Codes, tratamento que visa a aplicação do ácido hialurônico em pontos específicos, reestruturando os coxins de gordura perdidos. Esse procedimento pode ser associado ao ultrassom microfocado e a radiofrequência, trazendo como resultado um rosto com o contorno facial redefinido”, complementa o cirurgião plástico Rafael Sabino.

Fontes: Ana Beatriz Ferraz, biomédica da Clínica Corporeum, de Brasília; Mariana Carvalho da Costa, dermatologista do Hospital Anchieta de Brasília, doutora em Medicina pela UnB; Rafael Sabino, cirurgião plástico da Clínica Corporeum; Ana Magella, dermatologista; Carlos Botelho, coordenador físico da Bodytech Brasília; Mariana Carvalho da Costa, dermatologista.

Descubra seu peso ideal. É grátis! Saiba se seu peso atual e sua meta de peso são saudáveis com Tecnonutri.
cm Ex. 163 kg Ex. 78,6

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas