Flacidez facial: como prevenir e combater?
Embora ninguém goste muito de falar neste assunto, a flacidez nada mais é do que um processo natural do organismo, que acontece por causa da perda das fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele. Má alimentação, exposição exagerada ao sol e estresse são alguns dos fatores que podem acelerar a degradação das fibras de colágeno. Mas, também existem maneiras de prevenir e combater a flacidez facial. Veja a seguir.
Características da flacidez facial
A pele do rosto é extremamente fina – cerca de ⅓ mais fina do que a pele do resto do corpo. Por isso, os sinais de flacidez e envelhecimento aparecem mais precocemente. Além disso, movimentos faciais, que fazemos às vezes até sem perceber, também contribuem para o aparecimento de rugas e flacidez. Assim, os principais pontos onde a perda de colágeno fica mais evidente no rosto são no contorno da face, nas pálpebras e na linha entre o nariz e a boca.
Quais são os melhores tratamentos?
Os mais indicados – e que garantem resultados mais eficazes – estão nos consultórios dermatológicos. A dermatologista Maria Paula Del Nero, de São Paulo (SP), indica o ultrassom microfocado, lasers fracionados e radiofrequência fracionada (ou microagulhada).
De forma geral, todos esses procedimentos aumentam a produção de colágeno, seja por aquecimento, coagulação ou dano mecânico, “forçando” a pele a produzir novo colágeno. “Além destes, temos ainda os bioestimuladores, substâncias injetáveis capazes de aumentar a produção de colágeno local”, diz a médica. Estes tratamentos podem ser combinados para resultados ainda mais eficientes.
Leia também: Pálpebras ressecadas: conheça as causas e como tratar
Como prevenir a flacidez
O uso de colágeno oral, silício e antioxidantes evita a flacidez. “No caso do colágeno oral, alguns estudos mostram até 5% de aumento na produção da substância”, comenta a médica. Além disso, o uso de cremes à base de ácidos, como retinóico e glicólico, também ajuda no estímulo às fibras de colágeno.
Existem, ainda, medidas simples que ajudam a evitar a flacidez precoce. Evitar o sol é uma das principais. Se não for possível evitar, o uso do protetor solar é obrigatório. Fumar é outro fator que contribui muito para o surgimento da flacidez.
Uma alimentação equilibrada ajuda na ingestão de antioxidantes, essenciais para a saúde da pele, assim como uma boa hidratação oral, ou seja, beber bastante água.
Por outro lado, algumas soluções caseiras, como massagem com rolo de jade, não são capazes de estimular um novo colágeno. “Eles ajudam na drenagem facial e permitem que os cremes sejam melhor absorvidos”, finaliza a médica.
Fonte: Maria Paula Del Nero, dermatologista pela SBD.