Fio dental na infância: com qual idade já pode usar?

Gravidez e maternidade Saúde
29 de Fevereiro, 2024
Fio dental na infância: com qual idade já pode usar?

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) recomenda que os pais e/ou responsáveis comecem a escovar os dentinhos do bebê assim que o primeiro deles nascer – assim, cria-se o hábito sem gerar grandes traumas futuros. Mas e com relação ao uso de fio dental na infância: quando começar? Saiba a resposta a seguir: 

Quando começar a usar o fio dental? 

De acordo com a odontopediatra Marcela Crispim Kik Bastos, o ideal é que a prática comece por volta dos dois ou três anos de idade. 

“É quando começa a nascer o segundo molar da criança, e aí começa a ter ponto de contato entre os dentes. Então, se tem um ponto de contato entre os dentinhos, a gente deve passar fio dental”, explica a especialista.

O fio dental é responsável por remover o biofilme e restos de alimentos que a escova não consegue alcançar e limpar – e que, com o tempo, podem gerar cáries

Com quantos anos a criança já pode passar o fio dental sozinha? 

A odontopediatria recomenda analisar a coordenação motora do pequeno – mas geralmente, com oito ou nove anos ele já está apto para fazer a tarefa sozinho. 

Leia também: Higiene bucal das crianças: como incentivá-las a cuidar do sorriso

Como fazer isso corretamente? 

“Para as crianças, existe um fio dental infantil com haste. Ele facilita porque precisa de uma mão só para fazer a movimentação”, conta Marcela Crispim. Outra vantagem do acessório é que ele costuma ter sabor (de frutas, por exemplo), o que pode ajudar na aceitação por parte do pequeno.

Apesar de não existir uma regra exata, ela recomenda passar o fio dental antes da escovação. “Assim, todo o biofilme e os restos de alimentos que estiverem na boca serão removidos após a escovação e o enxágue.” 

O ideal é tentar realizar a limpeza completa (fio dental + escovação) depois de todas as refeições. Mas a especialista sabe que nem sempre é possível – afinal, além de dentista, ela também é mãe. “Então, antes de dormir é essencial, pois quando a gente dorme, a salivação diminui, ajudando na proliferação de bactérias e no desenvolvimento mais rápido das cáries”, finaliza.

Fonte: Marcela Crispim Kik Bastos (@kikodontokids), odontopediatra.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Ozempic e anticoncepcional
Saúde

Ozempic pode cortar o efeito do anticoncepcional? Médica explica

Nas redes sociais, não faltam relatos sobre o efeito do Ozempic no aumento da fertilidade

Chá de erva baleeira
Alimentação Bem-estar Saúde

Chá de erva baleeira emagrece? Veja benefícios e como fazer

A erva é eficaz em tratamentos de reumatismo, gota, dores musculares e até úlceras; saiba mais

mulher sentada na mesa da cozinha com remédios para gripe na sua frente
Saúde

Queda na temperatura exige cuidados com a saúde. Confira

Neste fim de semana, o frio vai estar presente em diversas capitais. Queda na temperatura pede alguns cuidados com a saúde respiratória