Fim da pandemia? OMS faz anúncio animador sobre crise sanitária

Saúde
02 de Dezembro, 2022
Fim da pandemia? OMS faz anúncio animador sobre crise sanitária

Depois de quase três anos convivendo com o Covid-19 e sofrendo perdas irreparáveis, o mundo parece estar prestes a respirar tranquilo novamente. É o que sugere Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS. Durante coletiva de imprensa desta sexta (02), Adhanom alegou que o fim da pandemia está muito mais próximo. Ou seja, a fase de emergência pode estar chegando à reta final.

Veja também: Fibrose no fígado pode ser novo sintoma da Covid longa, de acordo com estudo

Fim da pandemia está próximo, mas cuidados permanecem

Embora a notícia seja um alívio após tantos percalços, o representante da OMS ressaltou que ainda não é o momento de relaxar os cuidados com a saúde. Pelo contrário: o vírus continuará existindo entre a população mundial por tempo indeterminado. Principalmente pela facilidade do Covid em se adaptar e desenvolver novas cepas.

Portanto, manter o esquema de vacinação completo, assim como as demais práticas — higiene das mãos, uso de máscaras quando necessário e isolamento em casos de infecção — devem permanecer.

Outro achado positivo da coletiva foi o anúncio da queda de casos, incluindo óbitos, pelo mundo. O declínio é resultado da vacinação em massa, que conferiu para, pelo menos, algum tipo de imunidade contra o vírus para 90% de todo o mundo. Somado a isso, o histórico de infecções colaborou para a resposta imunológica dos indivíduos.

Em contrapartida, Adhanom alertou que as pessoas continuam morrendo por causa do Covid-19. Na semana passada, a enfermidade fez 8,5 mil vítimas fatais.

Quem deve se vacinar?

Todos precisam receber a vacina, que está disponível no Sistema Único de Saúde. Sobretudo crianças, idosos, pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas, que integram o grupo de risco. Em breve, o sistema contará com a vacina bivalente da Pfizer, atualizada contra as variantes da Ômicron em circulação.

Todavia, enquanto a novidade não chega, o Ministério da Saúde recomenda as doses de reforço com os imunizantes ofertados. Afinal, eles continuam eficazes contra complicações da infecção, assim como evita a transmissão do Covid-19.

 

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro

Dengue e Covid
Saúde

Dengue e Covid-19: como diferenciar os sintomas?

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções por covid-19 no Brasil, sintomas geram muitas dúvidas. Veja diferenças