Fibroadenoma: o que é o nódulo retirado da atriz Sophia Valverde

Saúde
26 de Maio, 2022
Fibroadenoma: o que é o nódulo retirado da atriz Sophia Valverde

Recentemente, a atriz mirim Sophia Valverde, da novela “Poliana Moça”, publicou em seu perfil no Instagram que enfrentou uma cirurgia “que a deixou muito ansiosa e tensa”. O procedimento em questão foi a retirada de um fibroadenoma, um nódulo geralmente benigno que se desenvolve nas mamas. Segundo a Febrasgo, esse tipo de caroço é bem comum e atinge mais mulheres entre 15 e 35 anos.

Veja também: Câncer de mama: tudo o que você precisa saber

Causas do fibroadenoma

A princípio, os hormônios são os principais responsáveis pelo desenvolvimento dos nódulos mamários. Vale dizer que o fibroadenoma não é um câncer de mama, mas dependendo de sua complexidade e constituição, precisa de atenção para o possível surgimento de uma condição maligna. Por outro lado, para a maioria das mulheres, o fibroadenoma simples não aumenta o risco de desenvolver doença maligna. Apenas 0,1 a 0,3% dos casos evoluem para o quadro maligno.

Sintomas

Geralmente não gera desconfortos e pode ser percebido por meio do toque na mama. Sua textura é razoavelmente macia e pode se deslocar ligeiramente de um lado para o outro — mas não se movimenta para outros locais. Outra característica do nódulo é seu tamanho, que não excede 2 cm de diâmetro. Contudo, em alguns casos raros o tamanho é grande (de até 7 cm) e cresce em outros lugares, como na bexiga, braço, pálpebras, próstata e braço.

Como identificar o fibroadenoma

O autoexame de toque é uma forma de descobrir saliências nos seios. Mas a forma mais eficaz de determinar a natureza de um nódulo é por meio de exames de imagem. Por isso, ao notar nódulos anormais, é importante ir a um médico ginecologista para investigação. Normalmente, os testes requisitados são o ultrassom das mamas e ressonância magnética, que devem ser repetidos de acordo com a recomendação profissional. A localização mais frequente do fibroadenoma é no quadrante superior lateral do seio, e pode aparecer em uma ou ambas as mamas.

Tratamento

A maioria dos casos não exige tratamento, mas o médico deve monitorar periodicamente o crescimento. Caso o nódulo aumente de tamanho em um curto espaço de tempo — por exemplo, de um semestre para outro — pode ser necessária a retirada do caroço. Após a remoção, é feita uma biópsia para identificar a presença de células cancerígenas no tecido da amostra. Se o laudo indicar um tipo de câncer, os cuidados poderão envolver quimioterapia ou radioterapia, dependendo da complexidade do tumor. Em contrapartida, o adenoma simples não apresenta riscos nem ultrapassa os 2 cm de diâmetro. Mas muitas mulheres aproveitam uma cirurgia estética, como a mamoplastia de aumento, para retirar o nódulo de origem inofensiva.

Referência: Febrasgo – Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte