Férias das crianças: dicas para mantê-las ocupadas enquanto os pais trabalham em casa

27 de janeiro, 2022

Um dos momentos mais aguardados do ano são as férias das crianças. É nesse período que elas podem brincar sem preocupações com horários ou responsabilidades escolares. No entanto, pais que trabalham em casa costumam se perguntar: como manter os pequenos ocupados enquanto estamos trabalhando home office

Geralmente, muitas crianças tendem a passar o tempo livre em frente às telas, como computadores, celulares, videogames, etc. No entanto, o recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que as crianças de 2 a 5 anos utilizem as telas apenas uma hora por dia, enquanto as de 6 a 10 anos, apenas duas horas. 

O ideal é que as famílias intercalem o descanso e as brincadeiras livres dos filhos com atividades que estimulam o aprendizado. Por isso, confira algumas dicas.

Leia mais: Férias escolares: Como manter a alimentação saudável das crianças

Dicas para as férias das crianças

De acordo com Leninha Wagner, neuropsicóloga, o convívio familiar durante a pandemia teve seus momentos críticos e de desgaste emocional. Agora, é hora de ajustar a convivência. Por isso, use as férias para harmonizar o convívio e estreitar os laços familiares. Aqui vai algumas dicas que podemos fazer em casa com os filhos:

  • Traga de volta o velho hábito de escrever cartas. Convide as crianças a escreverem para os avós ou parentes distantes, por exemplo. Além disso, é possível fazer origamis com os papeis e desenhos, tornando o item uma verdadeira arte. Por fim, leve seus filhos para colocar a carta no correio.
  • Crie gincanas criativas com tarefas que sejam bem-vindas ao funcionamento do lar, como levar o lixo para fora ou organizar o seu próprio quarto. Além disso, estipule um prêmio para quem cumprir a meta!
  • Baixe aplicativos de idiomas e aprendam novas palavras juntos. Se você aprender um novo idioma ou cerca de três palavras diferentes com o seu filho por dia, por exemplo, já vai valer a pena, além de estimular o apendizado.
  • Crie um petshop com o animal de estimação ou com bichos de pelúcia. Aqui vale dar banho, fazer tosa e levar pra passear. As crianças vão adorar e com certeza ficarão bastante ocupadas em deixar todos bem limpinhos.
  • Acampe no quintal, ou na sala de jantar com direito à lanternas e comidinhas.
  • Faça um tour virtual pela Muralha da China, por exemplo. Atualmente, na internet é possível encontrar vários tours por lugares incriveis.
  • Faça uma noite do pijama e, porque não, uma sessão de cinema com pipoca feita por eles.
  • Chame seu filho para fazer pratos criativos e divertidos, como uma salada de frutas, por exemplo. Dê preferência por cominhas leves e saudáveis.

Leia mais: Férias escolares: Cuidados com as crianças nesse período

Outras dicas para manter as crianças ocupadas

  • Crie um livro coletivo da família. Nele, cada um vai ter sua própria história da gravidez, do parto, do nascimento, dos primeiros anos de vida. O livro pode conter, ainda, fotos e desenhos, além de uma árvore genealógica da família.
  • Faça brinquedos com materiais diferentes e alternativos como perna de pau, carrinhos, entre outros. Vocês verão como a imaginação das crianças pode ir longe!
  • Aproveite o calor para deixá-los tomarem banho de mangueira.
  • Faça filmes caseiros com a câmera do celular ou com aquela câmera antiga que você não utiliza mais.
  • Crie um blog da familia contanto sobre a rotina e as aventuras que vocês passam juntos.
  • Faça peças teatrais onde seus filhos sao os protagonistas e deixe que eles trabalhem nos ensaios das apresentações.

Fontes: Leninha Wagner, neuropsicóloga.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde