Fátima Bernardes pratica air yoga; saiba mais sobre a modalidade

Bem-estar Movimento
30 de Janeiro, 2023
Fátima Bernardes pratica air yoga; saiba mais sobre a modalidade

Com 13 milhões de seguidores no Instagram, Fátima Bernardes sempre compartilha sua rotina de trabalho, viagens e atividade física. Recentemente, a apresentadora de 60 anos publicou uma foto em que aparece praticando yoga aéreo, também conhecido como yoga no tecido.

“Adoro desafios. Hoje fiz uma aula de yoga com tecido. Foi muito difícil pra mim. Pensei em desistir. Mas o acolhimento da professora e o olhar de ‘você consegue’ de quem estava ao meu lado me fizeram terminar a aula. E aí…uma alegria tomou conta de mim. Vou insistir. A foto foi tirada pela professora, acho que pra me animar. Conseguiu”, escreveu na legenda.

Veja também: Yoga na rotina: dicas de canais, posturas e como iniciar na prática

O que é este tipo de yoga feito por Fátima Bernardes?

O yoga aéreo reúne posturas (ásanas) tradicionais da filosofia milenar. Contudo, a diferença é que a aula conta com o suporte de um tecido suspenso, preso ao teto, para realizar os ásanas. Dessa forma, é possível desenvolver estabilidade, flexibilidade e força com mais segurança, já que o tecido ajuda nesse sentido.

Além disso, a modalidade traz mais confiança em determinados tipos de ásana, como as invertidas ou que exigem bastante abertura da caixa torácica. Na invertida, por exemplo, as pernas ficam enroladas no tecido e a cabeça não encosta no chão, mas proporciona o mesmo benefício de uma invertida no solo.

Assim como o yoga tradicional, é um estilo democrático, que pode ser realizado por todas as pessoas — inclusive por quem nunca fez uma aula na vida. É o caso de Fátima Bernardes, que não havia se aventurado na modalidade e aprovou a experiência.

Embora seja divertido e lúdico, a prática de yoga no tecido ainda é pouco acessível. Não há muitos estúdios e academias que oferecem a aula. Mas vale a busca para quem deseja experimentar algo diferente e que trará as vantagens de se alongar, relaxar e aliviar a tensão do dia a dia.

Dicas para praticar yoga no tecido

  • Use roupas confortáveis: em qualquer aula de yoga, a premissa é vestir peças leves que não apertem para não sofrer incômodos.
  • Consuma alimentos leves e hidrate-se: opte por comer uma fruta ou outro alimento que não vá pesar no estômago. Afinal, a aula trabalha movimentos do abdômen, o que pode causar desconforto se você fizer uma refeição pesada.
  • Respeite seus limites: o tecido traz mais segurança e liberdade para fazer posturas mais desafiadoras. No entanto, tome cuidado para não extrapolar. Por fim, priorize a respiração e os movimentos leves para curtir a aula.

 

Sobre o autor

Amanda Preto
Jornalista especializada em saúde, bem-estar, movimento e professora de yoga há 10 anos.

Leia também:

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais

Cinco habitos
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Cinco hábitos indispensáveis para a saúde

Para iniciar uma mudança de comportamento, confira cinco atitudes simples para incorporar no dia a dia que trazem benefícios no futuro