Fáscia: O que é e importância de mantê-la saudável

Bem-estar Movimento
02 de Julho, 2020
Fáscia: O que é e importância de mantê-la saudável

A dificuldade em tocar os dedos dos pés durante um alongamento e o surgimento da celulite tem uma explicação: a fáscia. Ela é um tecido conjuntivo que vai da cabeça aos pés, feita principalmente de colágeno. Esse tecido envolve o sistema músculo-esquelético e órgãos internos, incluindo coração, pulmões, cérebro e medula espinhal.

Dessa maneira, é responsável por depositar tecido cicatricial quando o corpo está ferido ou infectado. Ou seja, após uma lesão, ela trabalha na recuperação do tecido.

Como a fáscia não saudável pode afetar a saúde

Segundo pesquisadores, a fáscia não tem relação direta apenas com nossa capacidade de movimento. Quando esse tecido perde a lubrificação no espaço entre ele, os músculos e órgãos, ele resseca e “endurece” formando nós, que se tornam pontos de tensão. Assim, podem ocorrer problemas como fibromialgia, fadiga crônica e dores no corpo em geral.

Leia também: Memória muscular: Saiba se é verdade ou mito

As principais causas de uma fáscia doentia incluem:

  • Estilo de vida sedentário;
  • Má postura;
  • Desidratação;
  • Hábitos alimentares pouco saudáveis;
  • Má qualidade do sono;
  • Estresse.

Benefícios de uma fáscia saudável 

  • Melhor simetria e alinhamento do corpo;
  • Aumento do fluxo sanguíneo;
  • Recuperação mais rápida do exercício;
  • Aparência reduzida de estrias e celulite;
  • Risco de lesão reduzido;
  • Redução da dor;
  • Melhor desempenho esportivo.

Maneiras de melhorar a saúde da fáscia

Alongamento

O alongamento pode ajudá-lo a liberar a tensão, um dos elementos da fáscia. Para obter os resultados desejados, alongue por 30 segundos a 1 minuto, mas não force a uma profundidade ou posição que cause dor.

Desse modo, para não sobrecarregar o tecido, não alongue após o treino, o ideal é alongar os músculos trabalhados na musculação 24 horas depois.

Yoga

Yoga fornece diversos benefícios para o corpo e mente. Por melhorar sua flexibilidade, equilíbrio e força, pode ser uma ótima opção para tratar a fáscia. Portanto, reserve alguns minutos do seu dia para praticar yoga. 

Rolo de espuma

Você já estranhou quando alguém na academia passou um rolinho de espuma pelo corpo? Saiba que a cena, apesar de meio estranha, é muito útil. O acessório é o rolo de liberação miofascial (foam roller).

Nos últimos anos, o método de recuperação passou de um hábito reservado para atletas à prática comum entre corredores e fãs de atividades físicas. A liberação se trata de uma automassagem que diminui a tensão dos músculos causada pela intensidade dos treinos, má postura e até lesões. Assim, quando você rola os músculos pelo tubo, está carregando pontos de pressão no para relaxá-los (chamada liberação miofascial).

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado