Farinha de amêndoas: Benefícios e como usar

24 de abril, 2020

A farinha de amêndoas é uma alternativa popular à farinha de trigo tradicional. É pobre em carboidratos, repleta de nutrientes e tem um sabor um pouco mais doce. Esse tipo de farinha também pode oferecer mais benefícios à saúde do que a farinha branca, como a redução do colesterol LDL (ruim) e da resistência à insulina.

Como o nome já diz, ela é feita a partir de amêndoas moídas. O processo envolve branquear essas oleaginosas  em água fervente para remover a casca, depois triturar e peneirá-las.

Farinha de amêndoas não é a mesma que farelo de amêndoas, apesar de seus nomes às vezes serem usados ​​como sinônimos. Pois, farelo de amêndoas é feito moendo amêndoas com a casca intacta, resultando em uma farinha mais grossa. Assim, essa distinção é importante em receitas em que a textura faz uma grande diferença.

A farinha de amêndoas é rica em nutrientes: 28 gramas contém:

  • Calorias: 163
  • Gordura: 14,2 gramas (9 dos quais são monoinsaturadas)
  • Proteína: 6,1 gramas
  • Carboidratos: 5,6 gramas
  • Fibra alimentar: 3 gramas
  • Vitamina E: 35% da ingestão diária recomendada  (IDR)
  • Manganês: 31% da IDI
  • Magnésio: 19% da IDI
  • Cobre: 16% da IDR
  • Fósforo 13% da IDR

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Benefícios da farinha de amêndoas

É boa para o açúcar do sangue

Os alimentos feitos com trigo refinado são ricos em carboidratos. Porém, baixos em gordura e fibra. Isso pode causar altos picos nos níveis de açúcar no sangue, seguidos por quedas rápidas, o que pode resultar em cansaço e fome de alimentos ricos em açúcar e calorias.

Por outro lado, a farinha de amêndoas é pobre em carboidratos e rica em gorduras e fibras saudáveis. Assim, essas propriedades fornecem um baixo índice glicêmico, o que significa que libera açúcar lentamente no sangue para fornecer uma fonte sustentada de energia.

Ela também contém uma quantidade notavelmente alta de magnésio – um mineral que desempenha centenas de papéis no corpo, incluindo o controle do açúcar no sangue.

Não contém glúten

A farinha de trigo contém glúten. Contudo, a feita com amêndoas não, o que a torna uma ótima alternativa para quem tem intolerância ou alergia a essa proteína. 

Ajuda a diminuir colesterol e pressão arterial

É sabido que a pressão alta e os níveis “ruins” de colesterol LDL são marcadores de risco para doenças cardíacas. Felizmente, o que você come pode ter um efeito importante na pressão arterial e no colesterol, com muitos estudos mostrando que as amêndoas podem ser bastante benéficas para ambos.

Além disso, a deficiência de magnésio tem sido associada à pressão alta em estudos experimentais e observacionais, e as amêndoas são uma grande fonte desse mineral. 

Como usar a farinha de amêndoas

A farinha de amêndoas pode substituir a branca na maioria das receitas de pães, bolos e doces. 

No cozimento, a versão de amêndoas geralmente pode substituir a farinha de trigo na proporção de 1: 1, embora os produtos cozidos feitos com ela sejam mais planos e mais densos porque não possuem glúten.

Ela também pode ser usada para empanar carne peixe e  frango.

Essa farinha é mais rica em calorias do que a de trigo, contendo 163 calorias em 28 gramas, enquanto a branca contém 102 calorias.

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