Falta de tempo é a principal razão para não treinarmos, diz estudo
Se tem uma coisa comum à maioria dos brasileiros, com certeza é a rotina agitada. Por isso, a falta de tempo para treinar foi apontada como a principal razão do sedentarismo na pesquisa Panorama Setorial Fitness Brasil, encomendada pela Fitness Brasil e realizada pelas empresas EY e Armatore Market + Science.
O levantamento contou com quase 4,5 mil respostas online. De acordo com ele, a falta de tempo foi a principal explicação para 46% dos homens e 36% das mulheres não praticarem atividade física. Além disso, somente 6% dos homens e 15% das mulheres afirmaram não treinar por não gostar de exercícios físicos.
Leia também: Treino com séries de quatro segundos auxilia no ganho de massa muscular
Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 300 minutos de atividade moderada (ou 150 minutos de intensa) por semana. Mas e quando a agenda não permite reservar alguns minutinhos para colocar o corpo em movimento, o que fazer? Confira algumas dicas:
Como driblar a falta de tempo para treinar?
1 – Monte um cronograma
Montar um cronograma é fundamental se você passa a maior parte do dia ocupado. Desse modo, com uma planilha ou uma agenda, é possível estabelecer os horários para cada um dos itens.
Determine um horário específico para cada atividade e qual será a duração. Para os exercícios físicos, é importante levar em consideração deslocamento, alimentação, banho, entre outros. Assim, você irá organizar melhor o seu dia a dia.
2 – Escolha algo que você goste
Escolha uma atividade física que seja prazerosa. Caso contrário, você não conseguirá mantê-la a longo prazo. Mesmo que seja apenas uma caminhada, o importante é se movimentar.
3 – Falta de tempo para treinar? Estabeleça prioridades
Esquecer as principais prioridades na vida é comum. Entretanto, ao focar apenas no trabalho, por exemplo, a importância do cuidado com a saúde acaba sendo esquecido.
Cuidar da saúde deve ser prioridade na vida de todos. Dito isso, quando praticar uma atividade física torna-se uma prioridade, sempre haverá tempo na sua agenda.
4 – Utilize as horas vagas
Você já parou para pensar quanto tempo perde no celular, especificamente nas redes sociais?
Portanto, analise seu tempo, focando no que é produtivo ou não. Com pequenas mudanças, você terá grandes resultados.