Falar durante o sono: Você sabe por que isso acontece?

Bem-estar Sono
12 de Setembro, 2021
Falar durante o sono: Você sabe por que isso acontece?

Você costuma falar durante o sono ou até mesmo já presenciou alguém fazendo isso? Saiba que o hábito é mais comum do que parece. De acordo com um estudo recente publicado na revista Sleep Medicine, mais de dois terços das pessoas vão falar enquanto dormem durante a vida.

O termo que designa o ato de falar durante o sono é soniloquismo — ou soniloquência. Segundo a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz), a ação é inofensiva e pode variar desde um grito no meio da noite até a narração de uma história. 

Leia também: Dormir com a televisão ligada faz mal? Saiba mais

Geralmente, quem sofre desse problema tem medo de compartilhar segredos ou falar algum tipo de “besteira”. Contudo, de acordo com especialistas, as palavras ditas durante o sono podem não ter uma relação com a realidade. Isto é, não têm razão aparente.

Assim, falar dormindo pode ter relação com sonhos mais vívidos. Por exemplo, se uma pessoa sonha que está em perigo ou em uma briga, é comum que palavrões e vários “nãos” escapem da boca.

Causas

Os especialistas acreditam que falar durante o sono acontece pela dissociação entre os estados de vigília (acordado) e sono. Dessa maneira, o ato pode ocorrer junto com o sonambulismo. Outros fatores que podem causar este sintoma incluem:

  • Medicamentos específicos;
  • Estresse emocional;
  • Condições que afetam a saúde mental;
  • Febre;
  • Abuso de substâncias.

Dicas para evitar falar durante o sono

Pelo fato de o estresse ser um dos principais fatores para o surgimento do soniloquismo, adquirir alguns hábitos pode ajudar. Portanto, veja abaixo como evitar o problema:

  • Estratégias de bem-estar: Busque alternativas que ajudem você a aliviar o estresse diário. Como meditação, yoga, assistir sua série preferida, sair com familiares e amigos, etc;
  • Pratique atividade física: Fazer exercícios físicos tem efeitos positivos não só para o seu corpo, como também para a mente. Pois regula o humor e o prepara para uma boa noite de sono.;
  • Diminuir a exposição à luz: É importante ressaltar que, antes de dormir, você deve evitar luzes azuis de aparelhos eletrônicos. Seja celular, televisão, computador ou tablet.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia