Fadiga de influencer: entenda o que é
Já parou para pensar quantos influenciadores digitais você acompanha nas redes sociais? Principalmente para as marcas, parceria com influencer e celebridade se tornou algo indispensável. Por isso, o Instagram tem milhares de pessoas apostando nessa carreira.
No entanto, com o passar do tempo, os usuários da plataforma cansaram e estão deixando de seguir e acompanhar alguns influenciadores. Inclusive, surgiu até um termo para isso: a fadiga de influencer.
De acordo com a Traackr, plataforma de marketing de influenciadores, as pessoas estão se engajando cada vez menos com o conteúdo de influenciadores.
Possíveis causas da fadiga de influencer
Influencer com seguidores, curtidas e engajamento falsos
Provavelmente você já viu por aí algum influenciador com engajamento comprado nas redes sociais, como Instagram e Twitter. Seguidores, curtidas e comentários de “robôs”.
De fato, ter um bom engajamento não é uma tarefa fácil – especialmente com as atualizações do Instagram. Assim, muitos acabam optando por atalhos pagos para “crescer mais rápido”.
Dessa maneira, esse é um dos grandes motivos para as pessoas deixarem de acompanhar os influencers.
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Conteúdo repetitivo
A fadiga de influencer também está muito relacionada com o conteúdo estereotipado dos influencers.
Isso porque, todos os dias, os usuários rolam a tela dos stories e são submetidos a um fluxo enorme de “publis”. Ou seja, conteúdos de influencers indicando produtos de parcerias.
Mas sentir-se assim é tão comum quanto parece, cerca de 47% dos usuários do Instagram estão fadigados com o conteúdo repetitivo.
Baixa autoestima
A realidade da grande maioria dos influenciadores é totalmente diferente dos seguidores. Carros, bolsas de luxo, roupas caríssimas, diversas viagens. Afinal, ninguém vai mostrar suas tristezas e dias ruins na internet, não é mesmo?
Por isso, as pessoas buscam seguir perfis de influencers que se identifiquem, que mostram uma realidade mais próxima.
Além disso, segundo um estudo publicado no periódico americano Sage Journals , a comparação nas redes sociais está aumentando a insatisfação das mulheres com suas imagens corporais e o desejo de magreza.
Afinal, a mídia tem grande impacto na vida de todos, especialmente daqueles que são mais vulneráveis e cuja autoestima está relacionada ao que os outros irão pensar e falar sobre elas.
Outro estudo feito pela Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália, constatou que não só apenas as imagens das celebridades podem afetar. Por exemplo, ao ler um comentário maldoso sobre estar acima ou abaixo do peso, uma pessoa com autoestima baixa irá se identificar e pode se sentir mal.
Referência: LinkFluence