Fadiga de influencer: entenda o que é

Bem-estar Equilíbrio
19 de Maio, 2022
Fadiga de influencer: entenda o que é

Já parou para pensar quantos influenciadores digitais você acompanha nas redes sociais? Principalmente para as marcas, parceria com influencer e celebridade se tornou algo indispensável. Por isso, o Instagram tem milhares de pessoas apostando nessa carreira. 

No entanto, com o passar do tempo, os usuários da plataforma cansaram e estão deixando de seguir e acompanhar alguns influenciadores. Inclusive, surgiu até um termo para isso: a fadiga de influencer.

De acordo com a Traackr, plataforma de marketing de influenciadores, as pessoas estão se engajando cada vez menos com o conteúdo de influenciadores. 

Possíveis causas da fadiga de influencer

Influencer com seguidores, curtidas e engajamento falsos

Provavelmente você já viu por aí algum influenciador com engajamento comprado nas redes sociais, como Instagram e Twitter. Seguidores, curtidas e comentários de “robôs”. 

De fato, ter um bom engajamento não é uma tarefa fácil – especialmente com as atualizações do Instagram. Assim, muitos acabam optando por atalhos pagos para “crescer mais rápido”.

Dessa maneira, esse é um dos grandes motivos para as pessoas deixarem de acompanhar os influencers.

Leia também: Como as redes sociais podem atrapalhar a qualidade do sono

Conteúdo repetitivo

A fadiga de influencer também está muito relacionada com o conteúdo estereotipado dos influencers.

Isso porque, todos os dias, os usuários rolam a tela dos stories e são submetidos a um fluxo enorme de  “publis”. Ou seja, conteúdos de influencers indicando produtos de parcerias.

Mas sentir-se assim é tão comum quanto parece, cerca de 47% dos usuários do Instagram estão fadigados com o conteúdo repetitivo.

Baixa autoestima

A realidade da grande maioria dos influenciadores é totalmente diferente dos seguidores. Carros, bolsas de luxo, roupas caríssimas, diversas viagens. Afinal, ninguém vai mostrar suas tristezas e dias ruins na internet, não é mesmo? 

Por isso, as pessoas buscam seguir perfis de influencers que se identifiquem, que mostram uma realidade mais próxima.

Além disso, segundo um estudo publicado no periódico americano Sage Journals , a comparação nas redes sociais está aumentando a insatisfação das mulheres com suas imagens corporais e o desejo de magreza. 

Afinal, a mídia tem grande impacto na vida de todos, especialmente daqueles que são mais vulneráveis e cuja autoestima está relacionada ao que os outros irão pensar e falar sobre elas.

Outro estudo feito pela Universidade La Trobe, em Melbourne, na Austrália, constatou que não só apenas as imagens das celebridades podem afetar. Por exemplo, ao ler um comentário maldoso sobre estar acima ou abaixo do peso, uma pessoa com autoestima baixa irá se identificar e pode se sentir mal.

Referência: LinkFluence

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva