Exercícios que trabalham o corpo todo para fazer em casa
Há muitas razões pelas quais você pode evitar a academia e escolher malhar em casa. Pode haver uma doença se espalhando e você não tem certeza se é seguro ir à academia, como o caso do novo coronavírus. Mas, você pode também querer economizar dinheiro ou desejar a conveniência de não precisar se deslocar. Portanto, treinar em casa é sempre uma escolha fácil. Para otimizar tempo – e os resultados – é possível optar por exercícios que trabalham o corpo todo.
Diferente do treino localizado, que é focado em uma ou duas regiões, os exercícios que trabalham o corpo todo atingem mais músculos, sendo considerados mais completos e abrangentes.
Exercícios de aquecimento de mobilidade
Ponte glúteo
- Deite-se de costas com as mãos ao lado do corpo, os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão, na largura dos quadris.
- Logo após, aperte os glúteos e os abdominais e empurre os calcanhares para levantar os quadris a alguns centímetros do chão, até o corpo formar uma linha reta, dos ombros aos joelhos.
- Faça uma pausa e aperte os glúteos na parte superior e depois abaixe lentamente os quadris para voltar à posição inicial.
- Continue por 30 segundos.
Leia também: Coronavírus: O que você precisa saber para se cuidar
Inseto morto
- Deite-se de bruços, com os braços estendidos em direção ao teto e as pernas em uma posição de mesa (joelhos dobrados 90 graus e empilhados sobre os quadris).
- Estenda a perna direita devagar, esticando o braço esquerdo sobre a cabeça. Mantenha os dois centímetros do chão. Aperte seus glúteos e mantenha seu tronco envolvido o tempo todo e a lombar pressionada contra o chão.
- Traga o braço e a perna de volta à posição inicial.
- Repita do outro lado, estendendo a perna esquerda e o braço direito.
- Continue por 30 segundos.
Cão pássaro
- Comece com as mãos e os joelhos na posição de mesa, com os pulsos empilhados sob os ombros e os joelhos empilhados sob os quadris.
- Estenda o braço direito para a frente e a perna esquerda para trás, mantendo as costas retas e mantendo os quadris alinhados com o chão. Pense em colocar o pé em direção à parede atrás de você.
- Na sequência aperte o abdômen e retorne o braço e a perna à posição inicial.
- Alterne os lados e continue por 30 segundos.
Agachamento com peso corporal
- Inicie ficando em pé com os pés afastados na largura dos quadris.
- Dobre os joelhos e ponha os quadris para trás, para que suas coxas fiquem paralelas ao chão. Mantenha seu tronco envolvido para que suas costas fiquem retas.
- Fique em pé apertando os glúteos e retorne à sua posição inicial.
- Continue por 30 segundos.
Exercícios com circuito de halteres
Agachamento para sobrecarga
- Comece o exercício em pé com os pés um pouco mais afastados do que a largura do quadril, dedos levemente virados para fora, um peso em cada mão na parte superior dos ombros e as palmas das mãos voltadas para dentro.
- Envolva o tronco e mantenha o peito levantado e as costas retas enquanto coloca o peso nos calcanhares, empurre os quadris para trás e dobre os joelhos para se agachar.
- Novamente fique em pé e aperte os glúteos na parte superior.
- Enquanto você se levanta, pressione os halteres acima da cabeça, endireitando os cotovelos completamente. Mantenha o corpo reto e os quadris dobrados para evitar arquear a região lombar.
- Abaixe lentamente os pesos de volta aos ombros.
- Continue por 30 segundos.
Linha dobrada
- Fique em pé com os pés afastados na largura dos quadris, segurando um peso em cada mão, com os braços ao lado do corpo.
- Com o tronco reto, dobre os quadris para a frente, empurre os glúteos para trás e dobre levemente os joelhos para que as costas não fiquem mais baixas do que paralelas ao chão. Olhe para o chão alguns centímetros à frente dos pés para manter o pescoço em uma posição confortável.
- Puxe os pesos em direção ao peito, mantendo os cotovelos perto do corpo e apertando a escápula por dois segundos no topo do movimento. Os cotovelos devem passar pelas costas enquanto você eleva o peso ao peito.
- Abaixe lentamente os pesos estendendo os braços em direção ao chão.
- Continue por 30 segundos.
Exercícios com circuito de peso corporal
Skater hops
- Fique em pé com os pés afastados na largura dos ombros.
- Dobre levemente os joelhos e, em seguida, pule para a direita o máximo que puder, levando com o pé direito e balançando a perna esquerda logo atrás da direita. Passe os braços pelo corpo para ajudá-lo a pular mais longe.
- Pise com o pé direito e dobre levemente o joelho, equilibrando-se por um segundo.
- Volte para a esquerda, pisando com o pé esquerdo. Tente pular o mais longe e o mais rápido possível, mantendo-se equilibrado.
- Continue por 30 segundos.
Prancha para cima e para baixo
- Comece em prancha alta, com as palmas das mãos apoiadas no chão, mãos na largura dos ombros, ombros diretamente acima dos pulsos, pernas estendidas atrás de você e o tronco reto. Coloque os pés na largura dos quadris.
- Abaixe o braço esquerdo para baixo, para que o antebraço fique no chão. Então faça o mesmo com o seu direito. Agora você deve estar na posição de prancha no antebraço.
- Coloque a mão esquerda de volta no chão para estender o braço e siga com o braço direito, para terminar de volta em prancha alta. Mantenha os quadris o mais parados para que não balancem (talvez seja necessário aumentar mais as pernas).
- Continue por 30 segundos.
V-ups
- Deite-se de bruços, com as pernas e braços estendidos no chão, mantendo-os perto dos ouvidos. Contraia o abdômen para pressionar as costas para o chão.
- Logo depois aponte os dedos dos pés, aperte as coxas, os glúteos e, simultaneamente, levante as pernas e a parte superior das costas do chão, estendendo as mãos para a frente e encontrando os pés, de modo que o corpo forma um V.
- Mantenha seu corpo relaxado enquanto você abaixa lentamente para retornar à posição inicial.
- Continue por 30 segundos.