5 exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Bem-estar Movimento
23 de Outubro, 2019
5 exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

O desconforto do inchaço com certeza incomoda muita gente, principalmente as mulheres. Esse probleminha, também conhecido por retenção de líquidos, nada mais é do que o acúmulo de água em algumas partes do corpo. Pernas, pés, braços, abdômen e rosto são as mais afetadas. 

Há inúmeras razões para a retenção de líquidos se manifestar, mas a mais recorrente é o sistema circulatório que não está em pleno funcionamento ou devido a uma disfunção hormonal que altera o metabolismo. 

O calor também pode ser o responsável pelo aumento da retenção porque estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, assim como o consumo excessivo de sódio, que influencia o quadro inflamatório.

A boa notícia é que existem exercícios que ajudam a diminuir o inchaço – além de evitar a retenção de líquidos a longo prazo. 

Leia também: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Como usar o alongamento a seu favor

Quando o assunto é exercícios que ajudam a diminuir o inchaço, trata-se basicamente de alongar os músculos abdominais. Isso porque quanto mais A região estiver alongada, maior o fluxo sanguíneo no corpo que eliminará a retenção de líquidos. Confira alguns movimentos: 

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Esse alongamento se concentra em estender e alongar os músculos abdominais, além de proporcionar um alongamento mais profundo nos quadris. Estenda os braços acima da cabeça e dê um passo para trás com a perna direita diretamente atrás de você. certifique-se de que está com a ponta do pé e o calcanhar apontados para frente. Ao mesmo tempo, estenda os braços para trás, esticando-se através do abdômen.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Estenda os braços acima da cabeça e levante a perna direita em um ângulo de 45 graus. Gire o tronco para o lado esquerdo, levando simultaneamente os braços para a esquerda. Repita oito vezes de cada lado.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Coloque os braços acima da cabeça e estenda a perna direita na frente. Certifique-se de deixar a perna esquerda levemente flexionada. Incline-se levemente para trás, dobre o joelho direito e levante a perna direita a 90 graus à sua frente e, ao mesmo tempo, levante os braços até a altura dos ombros. Repita seis vezes de cada lado.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Posicione as mãos nos joelhos, estenda a perna direita para trás, enquanto desloca todo o corpo para trás levemente, estendendo os braços à sua frente. A partir daqui, estenda a mão esquerda até o teto e gire o tronco para o lado esquerdo. Essa torção no seu tronco também ajuda a alongar os abdominais, mas também abre o peito, maximizando o fluxo sanguíneo geral.

exercícios que ajudam a diminuir o inchaço

Deite-se de costas com os joelhos dobrados e levemente girados para fora. Ele o quadril a uma polegada do chão, enquanto aperta uma bola entre as pernas para obter uma ativação extra da parte interna da coxa. Isso ajuda a fortalecer o abdômen e abrir os quadris, promovendo o fluxo sanguíneo e a digestão, que é um fator importante para a redução do inchaço.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva