Exercícios para melhorar a circulação das pernas
Durante um dia de trabalho ou mesmo em uma viagem mais longa, é comum ficar em uma mesma posição. Porém, muitas vezes não notamos a sensação de cansaço, inchaço e peso nas pernas que isso pode causar. Sentar-se sobre as pernas, deixá-las cruzadas ou ainda ficar sentado ou em pé, por exemplo, são posições comuns, mas que não devem ser mantidas por muito tempo. Por isso, veja exercícios para melhorar a circulação.
Leia mais: Afinal, colocar as pernas para cima melhora a circulação?
A importância da circulação sanguínea
De acordo com a Dra. Mary Falcão, cirurgiã vascular e angiologista, pequenas pausas de 10 minutos por dia são importantes para aliviar os sintomas da má circulação. “O sangue é bombeado para cima por meio de válvulas nas veias das pernas, que precisam da contração da panturrilha para exercerem sua função adequadamente. Ao permanecer parado, essa musculatura não ajuda o sangue a vencer a gravidade”, explica a especialista.
Ela ainda reforça que esse processo acontece tanto com o corpo em pé como sentado. Além disso, o quadro oferece mais riscos no caso da pessoa ter alguma predisposição para formar coágulos no sangue, se está desidratada ou se fica muito tempo sentada em um ambiente pressurizado, como a cabine de um avião, por exemplo.
Exercícios para melhorar a circulação
Por fim, a Dra. Mary ensina alguns exercícios que devem ser feitos diariamente para auxiliar na circulação das pernas.
- Faça movimentos circulares com os pés, para dentro e para fora. Eles ajudam a ativar a panturrilha;
- Movimente os pés para cima e para baixo. Faça 10 repetições e segure 10 segundos para cima, bem como 10 segundos para baixo.
“Esses exercícios são ótimos para quem fica muito tempo sentado, ou em pé, ou ainda no caso de viagens longas”, conclui a cirurgiã vascular.
Fonte: Dra. Mary Falcão, cirurgiã vascular e angiologista e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).