Por que os exercícios físicos estão engordando você?

Bem-estar Movimento
21 de Fevereiro, 2020
Por que os exercícios físicos estão engordando você?

Muitos começam a praticar exercícios físicos com a intenção de gastar o máximo de calorias. Segue uma dieta equilibrada e treina todos os dias. No entanto, ao subir na balança e ver que ganhou alguns quilos em vez de perder, o primeiro pensamento é “o que eu fiz de errado?”.

Embora seja provável que você entre em pânico ao ver um número maior, isso não é um sinal obrigatório de que o corpo esteja mais “gordo”. Ficou confuso? Se você estiver ganhando peso mesmo malhando muito, veja o que pode estar acontecer.

Retenção de líquido após o exercício 

Sabe aquele momento após o treino em que você está pingando de suor? Não fique animado e ache que perdeu alguns quilos, pois o corpo está apenas perdendo água devido ao suor. 

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Assim, a retenção de líquidos (que acontece normalmente após os exercícios físicos) faz o peso aumentar. O que você deve levar em consideração: a quantidade de água em seu sistema influencia fortemente o número que você vê na balança. Isso porque a água representa aproximadamente 65 a 90% do peso de uma pessoa, e a variação de água do corpo humano pode mudar o peso na balança.   

Ganho de massa magra com o treinamento de força

Algumas pessoas afirmam que o músculo pesa mais que a gordura. Entretanto, ao contrário desse pensamento, um quilo de gordura pesa o mesmo que um quilo de músculo. A diferença é que o volume de músculo é mais denso, então, mais pesado. 

Ao mudar sua composição muscular – construindo uma massa muscular mais densa e diminuindo a gordura corporal – o peso da balança pode aumentar, e o percentual de gordura diminuir. Dessa forma, as mudanças acontecem ao longo de semanas e meses. 

Ganho de peso de músculo x gordura

A balança não pode dizer exatamente quanto do seu peso corporal é músculo ou gordura. O que significa que, se o seu objetivo é melhorar seu nível de condicionamento físico, essa não é a melhor opção para medir seu progresso.

Leia também: Razões para incluir exercícios de alta intensidade no treino

Portanto, se você está tentando melhorar a forma física, deve ignorar a balança e prestar mais atenção às ferramentas de medição objetivas, como a composição corporal, para acompanhar o progresso.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva