Exercícios mais indicados para quem tem problemas respiratórios
Muitas pessoas que sofrem com doenças como asma, bronquite, rinite e outras inflamações nas vias respiratórias são sedentárias. Devido ao grande cansaço e a outras limitações, algumas acabam deixando de se exercitar. No entanto, os exercícios podem, sim, ajudar quem tem problemas respiratórios, uma vez que eles são essenciais para melhorar a qualidade de vida em diferentes aspectos.
De acordo com uma pesquisa do Ibope, cerca de 44% dos brasileiros apresentam sintomas de doenças respiratórias. Isso inclui tosse, falta de ar, aperto no peito e chiado.
O exercício físico é uma das maneiras mais eficientes de reduzir os sintomas de problemas respiratórios. É o que diz um estudo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), feito em conjunto com as Universidades de Toronto e Western Ontário.
Leia também: Com quantos anos pode começar a fazer academia?
Melhores exercícios para quem tem problemas respiratórios
Antes de iniciar os treinos, o indicado é buscar um especialista para uma avaliação médica. Pessoas com problemas respiratórios não devem realizar exercícios sozinhas ou em lugares isolados — como parques e trilhas. Também é recomendado não treinar em climas muito secos.
Dessa forma, confira abaixo dicas de exercícios:
- Natação: A natação é uma das alternativas mais indicadas pelos médicos. Isso porque os movimentos realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias. Ainda, a água funciona como um vasodilatador, facilitando a circulação sanguínea e o funcionamento do coração.
- Caminhada ou corrida leve: A caminhada ou corrida leve são exercícios simples e acessíveis. Pessoas com problemas respiratórios têm mais facilidade em praticar outros esportes após incluir a caminhada na rotina. Além disso, a atividade também ajuda no controle da obesidade, do colesterol, da diabetes e da hipertensão.
- Bicicleta: Praticar exercícios na bicicleta auxilia no controle da respiração e, como consequência, no condicionamento físico do paciente.
Leia mais em: Natação: Conheça os benefícios e o gasto calórico da prática