Exercícios de Kegel para trabalhar a musculatura pélvica
Os exercícios de Kegel são essenciais para fortalecer a musculatura pélvica – área entre os quadris que sustenta o útero, a bexiga, o intestino delgado e o reto. Há diversos fatores que podem enfraquecer o assoalho pélvico nas mulheres, como gravidez, parto, cirurgia, envelhecimento e ganho de peso. O enfraquecimento dessa musculatura pode causar desconfortos como a perda involuntária de urina e fezes.
Sendo assim, os exercícios de Kegel ajudam a combater a incontinência urinária e fecal, tanto nos homens quanto nas mulheres. Também aumentam a circulação sanguínea na região, o que contribui para melhorar o prazer.
Além disso, a prática também é uma ótima opção para as mulheres gestantes a se prepararem para o parto, pois ajuda a diminuir as dores e o tempo do trabalho de parto.
Leia também: Exercícios seguros para gestantes e benefícios
Como fazer os exercícios de Kegel
Para realizar os exercícios, você deve estar de bexiga vazia. Desse modo, você pode praticá-los em qualquer posição e com o auxílio de bolas de ginástica. Porém, se você for iniciante, opte por sentar em uma cadeira, com os joelhos em um ângulo de 90º.
- Inicie colocando as mãos em cima da barriga e lembre-se de não começar o movimento por essa região ou prender o ar durante o exercício;
- Logo após, vá contraindo o períneo (região do canal vaginal e do ânus) como se estivesse como se estivesse segurando a urina de 5 a 10 segundos e depois solte.
- Faça 10 repetições do movimento.
Por fim, os exercícios devem ser realizados diariamente, pelo menos três vezes ao dia (manhã, tarde e noite), para que os benefícios sejam realmente obtidos.
Leia também: Melhores exercícios para fortalecer o quadril