Exercício que Harvard indica para um abdômen firme

Bem-estar Movimento
04 de Outubro, 2022
Exercício que Harvard indica para um abdômen firme

Combater a gordura abdominal é um objetivo comum de muita gente que deseja manter o corpo em forma. Nesse sentido, muitas atividades físicas são indicadas para trabalhar a região e desenvolver os músculos da barriga. Apesar do leque de opções, a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, tem seu movimento preferido. Conheça o exercício que Harvard indica para um abdômen firme.

Qual o exercício que Harvard indica para um abdômen firme?

Você pode estar pensando que a maneira mais simples de trincar a barriga é apostar nos abdominais. Mas, o exercício que Harvard indica para um abdômen firme é a prancha

A prancha é um dos exercícios mais completos. Pois, mantém todo o corpo em tensão graças a uma contração isométrica que fortalece o abdômen, glúteos, pernas, costas e peito.

Para realizar o movimento, é necessário colocar-se de bruços no chão como se fosse fazer uma flexão. Os cotovelos são posicionados a 90 graus em relação ao corpo, apoiando os antebraços no chão e mantendo o corpo em linha reta desde o topo da cabeça até as pontas dos calcanhares. Além disso, é importante proteger a região lombar dobrando o umbigo e mantendo as costas retas.

Leia também: Perder barriga: melhores exercícios, cardápio e receitas

odeia prancha

Dicas e cuidados na hora de executar a prancha

  • Sempre busque aconselhamento profissional para verificar a execução dos exercícios de seu treino. Isso é importante não só para os resultados, mas também para evitar lesões e melhorar o condicionamento de forma segura. 
  • Além de prancha, inclua treinos aeróbios e de alta intensidade para manter o metabolismo acelerado e queimar muitas calorias até mesmo depois de se exercitar. 
  • Ao fazer abdominais, tome cuidado para não forçar o pescoço e região cervical. O foco é sempre no abdômen, que precisa fazer força e estar sempre contraído. 
  • No caso da prancha, evite olhar para a frente e para cima. O olhar precisa estar voltado para baixo para não sobrecarregar o pescoço e prejudicar a postura. Não se esqueça de manter os quadris alinhados e encaixados – nada de deixá-los para baixo, pois machuca a região lombar e afeta a postura.
  • Por fim, se o seu foco for definição abdominal, saiba que é importante seguir um plano alimentar equilibrado. Ou seja, os exercícios por si só não fazem milagre se não houver a ingestão adequada em nutrientes, evitando excessos como frituras, alimentos industrializados e outras guloseimas.

Leia também: Melhores abdominais para fortalecer e definir a região

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas