Como o exercício físico pode beneficiar os rins

Bem-estar Movimento
13 de Março, 2020
Como o exercício físico pode beneficiar os rins

Não é novidade que o exercício físico é benéfico para melhorar a qualidade de vida. Para diversas pessoas, pode ser difícil iniciar uma rotina fitness na academia e alimentação balanceada. Entretanto, a prática também pode ser uma ótima opção para melhorar a função renal e, assim, garantir o bom funcionamento dos rins.

Praticar atividade física pode soar como um tabu para pessoas com problemas relacionados ao rim. Isso porque a maioria tem o pensamento de que o repouso constante é necessário. Porém, o personal trainer Giulliano Esperança esclarece que, levando em conta a doença e a periodização da atividade em termos de volume e intensidade, os exercícios são não só benéficos, mais essenciais nesse caso.

Leia também: Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer

Exercícios e a saúde dos rins

De acordo com uma análise comandada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, entre 84.225 mulheres investigadas, as que se exercitavam com frequência apresentavam um risco 31% menor de padecer com os cálculos nos rins. Isso porque o esporte ajusta a maneira como o organismo lida com moléculas cruciais à formação das pedras, por exemplo.

Exercitar-se protege inclusive contra o câncer renal, concluiu um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, que avaliou mais de 90 mil corredores e caminhantes. Mas, vale ressaltar que é preciso, no mínimo, cumprir as recomendações gerais de prática de atividade física. Ou seja, cerca de 150 minutos de atividades por semana.

O treinamento regular melhora o controle da pressão arterial, perfil lipídico e saúde mental dos indivíduos, inclusive dos que enfrentam algum problema renal. Além disso, aumenta a flexibilidade, força e função muscular que são prejudicadas devido à inatividade. Porém, para poder iniciar um programa de exercícios, é preciso liberação por parte de um médico especialista.

Leia também: Os exercícios físicos mais eficazes para combater a obesidade

“No caso de quem apresenta problemas prévios nos rins, atividades como caminhada, bicicleta e levantamento de peso com cargas leve contribuem com a melhora do quadro clínico. Lembrando que, além de caprichar na hidratação, sempre se deve conversar com o médico antes e verificar a possibilidade de ter um planejamento para a realização de atividades físicas” explica o especialista. 

Por fim, o personal aconselha que, para ter um tratamento eficaz é necessário ter a ação de uma equipe multidisciplinar: composta por especialistas como fisioterapeutas e educadores físicos.

Fonte: Giulliano Esperança, Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva