Como o exercício físico pode beneficiar os rins
Não é novidade que o exercício físico é benéfico para melhorar a qualidade de vida. Para diversas pessoas, pode ser difícil iniciar uma rotina fitness na academia e alimentação balanceada. Entretanto, a prática também pode ser uma ótima opção para melhorar a função renal e, assim, garantir o bom funcionamento dos rins.
Praticar atividade física pode soar como um tabu para pessoas com problemas relacionados ao rim. Isso porque a maioria tem o pensamento de que o repouso constante é necessário. Porém, o personal trainer Giulliano Esperança esclarece que, levando em conta a doença e a periodização da atividade em termos de volume e intensidade, os exercícios são não só benéficos, mais essenciais nesse caso.
Leia também: Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer
Exercícios e a saúde dos rins
De acordo com uma análise comandada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, entre 84.225 mulheres investigadas, as que se exercitavam com frequência apresentavam um risco 31% menor de padecer com os cálculos nos rins. Isso porque o esporte ajusta a maneira como o organismo lida com moléculas cruciais à formação das pedras, por exemplo.
Exercitar-se protege inclusive contra o câncer renal, concluiu um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, que avaliou mais de 90 mil corredores e caminhantes. Mas, vale ressaltar que é preciso, no mínimo, cumprir as recomendações gerais de prática de atividade física. Ou seja, cerca de 150 minutos de atividades por semana.
O treinamento regular melhora o controle da pressão arterial, perfil lipídico e saúde mental dos indivíduos, inclusive dos que enfrentam algum problema renal. Além disso, aumenta a flexibilidade, força e função muscular que são prejudicadas devido à inatividade. Porém, para poder iniciar um programa de exercícios, é preciso liberação por parte de um médico especialista.
Leia também: Os exercícios físicos mais eficazes para combater a obesidade
“No caso de quem apresenta problemas prévios nos rins, atividades como caminhada, bicicleta e levantamento de peso com cargas leve contribuem com a melhora do quadro clínico. Lembrando que, além de caprichar na hidratação, sempre se deve conversar com o médico antes e verificar a possibilidade de ter um planejamento para a realização de atividades físicas” explica o especialista.
Por fim, o personal aconselha que, para ter um tratamento eficaz é necessário ter a ação de uma equipe multidisciplinar: composta por especialistas como fisioterapeutas e educadores físicos.
Fonte: Giulliano Esperança, Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP.