Qual a relação entre sobrepeso e obesidade vs problemas na coluna?

Bem-estar Movimento Saúde
06 de Outubro, 2022
Qual a relação entre sobrepeso e obesidade vs problemas na coluna?

Muitos podem ser os fatores que geram e agravam a incômoda dor nas costas. Sedentarismo, má postura e até atividades físicas feitas de forma errada estão entre os mais conhecidos. Contudo, o sobrepeso e a obesidade também aumentam o risco de problemas na coluna. Saiba mais sobre a relação:

Sobrepeso, obesidade e problemas na coluna

O IBGE aponta que mais de 20% da população brasileira sofre com problemas crônicos na coluna vertebral. Já o excesso de peso atinge cerca de 61,7%, também de acordo com o instituto.

O debate sobre os impactos que a obesidade causa no corpo humano é frequente. Desse modo, as consequências podem ser inúmeras, como diabetes tipo 2, aumento de triglicérides, colesterol, pressão alta e o surgimento de doenças cardiovasculares.

Mas um outro problema, também relacionado com o aumento de peso, vem chamando a atenção dos especialistas: as dores na coluna. “Estudos feitos atualmente nos Estados Unidos, país com maior índice de obesidade, apontam que o excesso de peso causa desalinhamento da coluna, não permitindo que ela distribua de forma equilibrada a massa corporal e causando desgaste”, explica a neurocirurgiã Danielle de Lara.

Um artigo, inclusive, publicado na Revista de Saúde Pública, da Universidade de São Paulo, analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde e corroborou: sobrepeso e obesidade são fatores de risco para dores crônicas na coluna. “O aumento do peso leva à sobrecarga na musculatura, assim como a processos inflamatórios nos ossos e desgastes no disco vertebral, favorecendo o aparecimento de lombalgia e hérnia de disco, entre outras doenças na região”, afirmou o documento. Artrite e fibromialgia também são outras consequências que podem ser geradas pela condição, de acordo com o terapeuta corporal Pedro Saliba.

Prevenção e tratamentos

A médica afirma que alguns desses problemas podem ser tratados com procedimentos minimamente invasivos. “Com o avanço das técnicas, diversos problemas de coluna podem ser tratados sem a necessidade de cirurgia. O bloqueio facetário, por exemplo, é um destes procedimentos que pode contribuir para a melhora dos sintomas sem cortes ou internação”, informa. O método é feito com sedação consciente e anestesia local. “É seguro e raramente observam-se efeitos colaterais”, afirma.

Leia também: Como montar um home office calmo e relaxante

Além disso, adotar hábitos para prevenir as dores nas costas no dia a dia é essencial. “Controle da alimentação, prática de esportes e tratamentos complementares (como a massagem) vão diminuir a probabilidade de você ter esses problemas de saúde”, diz Pedro Saliba. Além disso, fique de olho em alguns detalhes do dia a dia:

  • Posição correta do computador/notebook: coloque-os sobre uma base para que ele fique na linha dos olhos;
  • Proteção das articulações: cotovelos, quadril e joelhos devem estar relaxados e em ângulos de 90°;
  • Cadeira com apoio: a lombar precisa estar protegida;
  • Pausas a cada meia hora: durante elas, caminhe pela casa e alongue o corpo;
  • Sono de qualidade: tente dormir de sete a oito horas por noite;
  • Exercícios físicos regulares: afinal, eles são essenciais para prevenir os incômodos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

imunidade feminina
Saúde

Imunidade feminina: quais são as vitaminas essenciais?

Vitamina C, D e do complexo B são algumas das opções

mulher madura comendo uma maçã ao ar livre. Ela está de óculos de sol e tem uma toalha apoiada nos ombros
Alimentação Bem-estar

Dieta ideal para menopausa: o que (e quanto) consumir?

Artigo publicado na revista Nature mostra quais itens consumir (e quais evitar) em uma dieta para aliviar os incômodos da menopausa

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?
Alimentação Bem-estar Saúde

Em quanto tempo o ômega-3 faz efeito?

O ômega 3 é considerado um nutriente essencial para uma dieta saudável e balanceada