Exame que detecta Alzheimer começa a ser feito no Brasil
Um novo exame de sangue que detecta o Alzheimer começou a ser realizado na última terça-feira (19), em alguns laboratórios particulares de São Paulo. O teste, que permite identificar a doença antes mesmo da manifestação dos primeiros sintomas, chegará a outros 12 estados brasileiros nos próximos dias.
Leia também: Por que as mulheres são mais sujeitas ao Alzheimer?
Exame que detecta o Alzheimer
O PrecivityAD2, como é chamado o exame, avalia a presença ou a ausência de placas amiloides no cérebro — estruturas que prejudicam o funcionamento dos neurônuios e indicam Alzheimer. Para isso, o teste investiga a presença de uma certa proteína no sangue por meio de uma análise em alta resolução.
O valor do procedimento gira em torno de R$3,6 mil e não tem cobertura de convênios. Para a sua realização, é necessário encaminhamento médico, e o resultado sai em aproximadamente 20 dias. Testes afirmam que o nível de precisão dos resultados é semelhante ao gerado por exames de imagem comumente usados para diagnosticar a doença.
Atualmente, os laboratórios do grupo Fleury são os primeiros a fazer o teste em São Paulo. Nos próximos dias, outros estados também passarão a ofertá-lo: Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.