Estridor: O que é, causas, sintomas e tratamentos
O estridor é um som agudo que aparece na respiração quando existe algum grau de obstrução na passagem do ar. Atinge, sobretudo, bebês e crianças. Entenda.
Leia mais: Bebê com nariz entupido: o que fazer e quando procurar um médico?
Quais são as causas?
De acordo com a Dra. Renata Christofe Garrafa, otorrinolaringologista, o estridor pode ser agudo, ocasionado por inflamação desde a laringe até o pulmão ou aspiração de corpo estranho. Pode, ainda, ser crônico, causado por problemas de via aérea que podem ser congênitos ou adquiridos após o nascimento. Nesse caso, por exemplo, pode ser causado por estenose, paralisia de prega vocal, papilomatose, tumores, entre outros.
Além disso, a laringomalácia, principal alteração congênita da laringe, é a principal causa de estridor na infância (50-75%).
Fatores de risco
Geralmente, o estridor atinge as crianças, pois possuem menor calibre na via aérea. Dentre elas, as que nasceram prematuras ou com outras doenças e síndromes apresentam maior prevalência.
Sintomas do estridor
Além da presença de ruído na respiração de som agudo/fino, também pode causar:
- Sinais de cansaço e desconforto para respirar
- Respiração acelerada
- Afundamento das costelas
- Coloração arroxeada dos lábios
Diagnóstico
O diagnóstico do estridor é clínico, definido pelas características da respiração. Dessa forma, quando houver suspeita, é importante ir ao médico, especialmente nos casos de desconforto para respirar, pois pode, inclusive, levar a óbito.
Tratamento do estridor
O tratamento depende da causa, variando desde a simples observação em casos leves, medicações ou até mesmo cirurgia. Dessa forma, a grande maioria dos estridores, quando bem tratados, tem cura.
Por fim, não é possível prevenir todas as causas de estridor, mas sim evitar aquelas ocasionadas por aspiração de objetos. Por isso, deve-se manter crianças longe de pequenos brinquedos e objetos, além de alimentos muito duros, até a idade recomendada.
Fonte: Dra. Renata Christofe Garrafa, otorrinolaringologista do Hospital Paulista.