A relação entre estresse crônico e pressão alta

20 de fevereiro, 2020

A pressão alta não é chamada de “assassina silenciosa” por nada. A maioria das pessoas com pressão alta (também chamada de hipertensão) não tem ideia de que são afetadas. Mas, se deixada sem tratamento, ela pode causar endurecimento das artérias, derrame, danos nos rins e até mesmo declínio cognitivo e demência. 

Contudo, a condição, na maioria dos casos, é assintomática. Por isso que a triagem regular é tão importante.

Em termos mais simples, a pressão sanguínea é a força do sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos e artérias. Ela é expressada em dois números: o número superior (pressão arterial sistólica) representa a pressão ou força nas artérias quando o seu coração batimentos e o número inferior (pressão arterial diastólica) é a pressão medida entre os batimentos cardíacos.

Assim, ser hipertenso é perigoso porque significa que o coração está trabalhando muito mais para bombear sangue por todo o corpo. 

A relação entre estresse crônico e pressão alta

Para a maioria das pessoas, a hipertensão é multifatorial, o que significa que vários fatores trabalham em conjunto para elevar seus níveis a um território inseguro. Mas, o estresse crônico está cada vez mais relacionado a uma pressão exageradamente elevada.

Do ponto de vista evolutivo, hormônios do estresse, como cortisol e adrenalina, são liberados no sangue para nos ajudar a escapar do perigo (combater ou fugir). Com isso, eles aumentam a frequência cardíaca, elevam a pressão sanguínea, contraem os vasos e aumentam as pupilas para ajudar a pensar e avançar rápido.

No passado, o evento estressante normalmente terminava com muita rapidez. Mas hoje, demandas incansáveis ​​de trabalho, agendas lotadas, relacionamentos e até mídias sociais levaram a uma epidemia de estresse crônico, que desencadeia a mesma liberação de hormônios do estresse.

Porém, diferentemente do nosso passado ancestral, muitas vezes não há alívio – ele é constante. Portanto, a pressão arterial pode permanecer elevada. Um estudo constatou, por exemplo, que registrar mais de 41 horas por semana no trabalho aumentou o risco de hipertensão em 17%.

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Como reverter

A atividade física é uma das maneiras mais eficazes de reduzir os níveis de hormônios do estresse e minimizar seu impacto na pressão. 

Assim, práticas como respiração profunda, meditação,  ioga ou mesmo ler um livro também podem manter os hormônios do estresse sob controle.

Também é preciso interromper certas atividades, como verificar emails de trabalho a qualquer hora. Por fim, é necessário conhecer a si mesmo e seus gatilhos para, assim, entender como é possível se afastar de situações que aumentam o estresse e a ansiedade.

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