Final de ano: Saiba como driblar o estresse nessa época

Bem-estar Equilíbrio
03 de Dezembro, 2019
Final de ano: Saiba como driblar o estresse nessa época

Quando chega o final de ano e as festividades, é comum passar estresse. Ir ao shopping fazer compras, preparar a ceia natalina, andar na rua com um trânsito caótico. São alguns exemplos de como essa época costuma ser um mar de tempestades, e as pessoas devem estar preparadas para lidar com isso.

Dezembro é o mês que mais aumenta o nível de estresse nas pessoas. Isso porque são atribuídos vários fatores, que vão desde metas não cumpridas durante o ano, à tentativa de bater todas que faltam em um único mês.

Leia também: Como manter a dieta durante as festas de final de ano

Também é a época de férias e o momento de programá-las da forma correta, como por exemplo uma viagem que necessita ser planejada com antecedência. Entretanto, muitas vezes isso acaba aumentando o nível de ansiedade e estresse, principalmente para pessoas que têm filhos pequenos.

Segundo o psicólogo Edinei Andrade, de São Paulo, existe, inclusive, um estudo sobre estresse e as maneiras para preveni-las feita pela International Stress Management Association (ISMA-BR). Nele, os pesquisadores entrevistaram 678 pessoas, de 25 a 55 anos (homens e mulheres, economicamente ativos), e mostraram que 80% delas tem seu nível de estresse maior no final do ano. 

A presidente da ISMA-BR, Ana Maria Ross, justifica que nessa época do ano o trabalho sobrecarrega, o trânsito e os gastos aumentam, e muitas pessoas se sentem solitárias no período das festas. Isso representa a presença de sintomas emocionais, físicos e comportamentais, que vão desde a insônia e problemas gástricos até o transtorno de ansiedade, compulsão alimentar, e uso indiscriminado de medicamento.

Controle os gastos para não se estressar no final de ano

Conforme os meses vão passando e vai chegando o final de ano, os gastos só crescem. Assim, somos bombardeados com anúncios e promoções para as compras de Natal e Ano Novo. A hora do rush nas ruas das grandes cidades se estendem, deixando o trânsito à base de buzina e motoristas impacientes.

O psicólogo diz para não extrapolar nas compras. “Priorize seu bolso e, mesmo que o saldo bancário seja suficiente para ir a compras, pergunte-se realmente necessita disso. É possível comprar um produto por um valor menor? Ou comprar outro produto/presente? O importante é pesquisar, pechinchar, priorizar as necessidades e na dúvida não comprar. Muitos desses presentes são porque aceitamos participar de várias festas de confraternização de final de ano e do famoso amigo secreto. Portanto, o bom senso vem primeiro, e não é mal educado dizer que não poderá participar porque já estará participando em outras.” 

Leia mais em: Como manter a rotina de exercícios no final de ano

Dicas para se estressar menos nas datas festivas 

O mais importante para não se estressar e carregar o ano todo nas costas é parar um pouco e se conectar com você mesmo. Portanto, busque alternativas que irão desacelerar sua mente, e diminuir os níveis de ansiedade. 

“Podem ser usadas várias técnicas que vão desde meditação e yoga à prática de exercícios de alongamento e pilates, que trabalham o controle da respiração”, diz o especialista.

Após estar mais relaxado, é hora de organizar as tarefas e compras. “Não caia nas armadilhas da compulsão. Antes de sair às compras, faça uma lista dos produtos que quer comprar incluindo os presentes.” complementa.

O principal nas férias é conseguir se desconectar do seu dia a dia e relaxar. Se você planejou a viagem com antecedência, menos você irá gastar. No entanto, desfrute da hospitalidade, da gastronomia, cultura, e diversão da localidade do destino. 

Geralmente, quem viaja pela estrada de carro sofre com o trânsito, que por si só já é estressante. Com isso, tente fechar as janelas para diminuir os ruídos, escute uma música, e aproveite se tiver companhia. “Vale lembrar que o trânsito brasileiro é local que mata cerca 1,3 milhão de pessoas por ano e o maior fator de risco para isso é a causa humana. Portanto, quanto mais tranquilo estiver na direção, mais  atento também estará e corresponder com os seus reflexos e assim preservar a própria vida e demais pessoas nas vias.” explica o psicólogo.

Já para as pessoas que não podem tirar férias e curtir o final de ano, ou que trabalham nas datas festivas, as recomendações do psicólogo são as mesmas para controle de estresse, como a meditação e prática de atividade física.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva