Quando o estresse e ansiedade podem ser bons

Bem-estar Equilíbrio
18 de Novembro, 2019
Quando o estresse e ansiedade podem ser bons

É quase impossível viver sem passar por algum momento de estresse e ansiedade na vida. Ambas são uma respostas do corpo humano a um estímulo. Entretanto, se isso é recorrente e já está em um nível elevado, gera graves consequências. Com por exemplo doenças cardíacas, diabetes, problemas gastrointestinais e insônia.

Muitas pessoas enxergam o estresse e ansiedade como algo negativo, o que não surpreende, já que os dois podem ser prejudiciais tanto para a saúde mental quanto para a física. 

Leia também: Diferença entre nervosismo e ansiedade

No entanto, se esses estressores forem moderados e a curto prazo, podem ser benéficos para a saúde. Segundo pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, tais sensações podem ser usadas para estimular a atingir metas.

O resultado da análise concluiu que se os indivíduos puderem aprender a utilizar o estresse de maneira positiva, isso não apenas ajudará a mitigar os resultados negativos que as pessoas estão enfrentando, como também resultará em melhor bem-estar, mais produtividade e crescimento pessoal.

Estresse e ansiedade são motivadores

Da mesma forma que o estresse pode causar diversos problemas, também pode ajudar a mantê-lo em alerta e concentrado, ajudando até a melhorar a memória.

Da mesma maneira, a ansiedade mantém você alerta, desde que não esteja fora de controle. Além disso, ajuda a estudar, ensaiar, e traz motivação para crescer e se tornar melhor na vida profissional e pessoal.

Porém, se você se sente sobrecarregado pelo estresse e isso está começando a afetar sua saúde de alguma forma, o recomendado é procurar um profissional especializado que use estratégias de como controlar esse sentimento.

Leia mais em: Como lidar com o estresse

Já para o gerenciamento da ansiedade, algumas pessoas podem encontrar alívio em livros de autoajuda que o ajudarão a desafiar seus próprios pensamentos irracionais. Mas, se essa abordagem não der resultados, o melhor é ter um acompanhamento profissional para que não vire algo mais grave.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva