Melhor estratégia de treino para perder gordura e ganhar músculos

Bem-estar Movimento
10 de Novembro, 2021
Melhor estratégia de treino para perder gordura e ganhar músculos

Muitas pessoas correm para a academia com o mesmo objetivo: perder gordura e ganhar músculos. No entanto, para atingir a meta, algumas questões precisam ser levadas em conta: a primeira delas é com relação à alimentação. Pois não adianta treinar corretamente e contar com orientação profissional se você não come direito. É impossível, por exemplo, perder gordura se você come mais do que sua necessidade calórica diária. Tampouco, fica difícil ganhar massa muscular se os macronutrientes não estiverem ajustados.

No que diz respeito aos exercícios, existem diversas estratégias de treino para secar e ganhar massa muscular, e o sucesso de todas está na periodização. Portanto, equilibrar a equação de cardio, de musculação ou de outro método de fortalecimento é essencial para chegar ao shape desejado. 

O treinamento de hipertrofia muscular é um dos métodos mais utilizados para esse objetivo, associado ao déficit energético. Isto é, apostar em um treino resistido com aumento gradual de carga e seguir uma dieta hipocalórica. A divisão do treino vai depender da disponibilidade que o indivíduo tem para se movimentar. O ideal é que a musculação seja realizada, pelo menos, três vezes por semana, com intervalos de descanso para a recuperação dos grupos musculares. O exercício aeróbico também é um aliado do emagrecimento, pois estimula a capacidade cardiorrespiratória e o metabolismo.

E para quem está com os resultados estacionados?

Se o indivíduo treina há um certo tempo, pode notar que o corpo é mais resistente a transformações. Nesses casos, o professor deve saber o momento de variar os estímulos ao ponto de induzir adaptações progressivas e contínuas. A nutrição também pode exigir ajustes para dar um empurrãozinho no treinamento, e vice-versa. Em ambos os pilares, é importante contar com ajuda profissional. 

Leia também: Não consegue perder gordura da barriga? Pode ser hormonal

Outros fatores importantes para perder gordura e ganhar músculos

O trio alimentação, treino periodizado e descanso é o básico, mas existe um elemento “invisível” que faz toda a diferença: os hormônios. Fazer exames periódicos para checar o andamento das funções hormonais poderá dar uma ajuda aos resultados. A testosterona, por exemplo, está ligada ao metabolismo acelerado e ao desenvolvimento muscular; se baixa, fica mais difícil perder peso e aumentar o shape muscular. Lembre-se de que os hormônios afetam disposição, energia e humor. Por isso, cuide da sua saúde de dentro para fora!

Fonte: Eduardo Netto, profissional de educação física e diretor técnico da rede de academias Bodytech.  

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Por quanto tempo tomar glutamina
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar glutamina?

Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado

mulher correndo ao ar livre em uma ponte em cima de um rio
Bem-estar Movimento

Quando aumentar a distância na corrida?

Sente que os treinos estão ficando cada vez mais fáceis de completar? Talvez seja a hora de aumentar a distância na corrida. Entenda

Alimentação e hipertensão
Alimentação Bem-estar Saúde

Alimentação e hipertensão: o que priorizar e o que evitar?

O ideal é utilizar temperos naturais, como ervas e especiarias. Veja outras dicas