Estou gripado. Melhor treinar ou descansar?
Quem nunca começou a frequentar a academia de acordo com o planejado, sem faltar nenhum dia, e pegou uma gripe? Nestes casos, a maioria das pessoas se perguntam se o recomendado é manter os exercícios apesar de não estar se sentindo bem ou parar tudo e esperar a recuperação total. Conversamos com especialistas que nos ajudaram a entender a melhor estratégia.
Durante gripes e resfriados, ou qualquer outra situação de imunidade baixa, o ideal é priorizar o descanso, segundo o educador físico e diretor técnico da Bodytech, Eduardo Netto. Quando fazemos exercícios mesmo com uma infecção, estamos exigindo demais do corpo, o que pode sobrecarregar o organismo e postergar a melhora. “O indicado é fazer o tratamento conforme a orientação do médico e após se sentir disposto novamente, retomar os treinos aos poucos, respeitando sua disposição e sem exageros”, aconselha Netto.
A médica infectologista Raquel Muarrek explica que no momento em que uma bactéria ou vírus invade o nosso organismo, o sistema imune funciona como um exército e se prepara para a batalha contra o inimigo. Para vencer a guerra, é preciso priorizar essa missão e entrar nela com força total. Correr, andar de bicicleta, fazer um treino de Crossfit ou qualquer outro esforço físico enquanto o corpo está no meio dessa briga não vale a pena porque além de não trazer resultados esperados, pode atrapalhar a recuperação ou gerar uma piora.
Leia mais: Gripe e resfriado: Qual a diferença entre eles?
Quando é hora de voltar?
Não existe uma resposta fechada para essa pergunta. O mais importante é ficar atento ao seu bem-estar e aos sinais do seu corpo, mas segundo a médica, uma estimativa possível é descansar em média pelo dobro de dias que a gripe se estabeleceu.
Prevenção envolve o exercício físico
A atividade física caminha lado a lado com uma imunidade mais forte e um corpo capaz de responder melhor a infecções comuns. O professor Netto reforça que vários estudos já comprovaram a relação entre movimento e a produção de leucócitos, as nossas células de defesa. Por isso, o segredo para reduzir as chances da gripe atrapalhar sua rotina é manter uma alimentação rica em frutas e verduras, priorizar o descanso e praticar alguma atividade física que você goste.
Fontes: Eduardo Netto, educador físico e diretor técnico da Bodytech e Dra. Raquel Muarrek, médica infectologista.