Esticar os braços atrás das costas é difícil. O que o corpo quer dizer?

Bem-estar Movimento
28 de Janeiro, 2021
Esticar os braços atrás das costas é difícil. O que o corpo quer dizer?

Você pode não perceber, mas esticar os braços atrás das costas é um movimento que fazemos diariamente, seja para vestir uma camisa, colocar uma mochila ou casaco, fechar o sutiã ou estender a mão atrás do assento do carro. Tal movimento exige mobilidade e flexibilidade.

A maioria das pessoas fica sentada curvada o dia todo e isso tende a ser o maior culpado pela falta de mobilidade. Sem essa área para estender e retrair, o ombro se adapta a se projetar para a frente, e esticar os braços para trás fica mais difícil.

Além disso, a falta de flexibilidade pode afetar negativamente a saúde geral, pois torna o corpo mais sujeito a lesões e dores musculares. No entanto, é possível trabalhar alguns alongamentos e exercícios que podem ajudar a aumentar a mobilidade e a flexibilidade. 

Aqui estão algumas razões pelas quais você não consegue esticar os braços atrás das costas, bem como alongamentos direcionados a esses músculos.

Por que você não consegue esticar os braços atrás das costas?

Má postura

Quem fica sentado o dia todo está mais propenso a ter uma postura inadequada, pois fica encurvado na cadeira com o pescoço e as costas arredondados. Isso pode criar tensão nas omoplatas e rigidez, além de falta de flexibilidade e amplitude de movimento.

Porém é possível trabalhar a postura observando-se ao longo do dia para sentar-se ereto com o peito um pouco voltado para fora e o pescoço e a coluna retos e alinhados. Ou você pode colocar um travesseiro atrás das costas na cadeira para se manter ereto e alto ao sentar-se.

Acessórios como o rolo de liberação miofascial também funcionam como uma ferramenta para abrir a coluna e sair de uma postura curvada. 

Leia também: Rolo de liberação miofascial: O que é e para que serve

Falta de mobilidade nos ombros

A articulação do ombro é composta pela cabeça do úmero do braço e a escápula (omoplata). Ambos precisam se mover bem e juntos para uma mobilidade articular adequada.

Mas, quando a omoplata não se move para trás em direção à coluna, ela pode atrapalhar o ombro e causar beliscões e falta de mobilidade. E com o tempo, o tecido mole ao seu redor se adapta à amplitude de movimento disponível (ou à falta dela).

Assim, a falta de mobilidade do ombro geralmente se origina da rigidez das articulações, pois os músculos ficam tensos e não conseguem encontrar sua amplitude regular. Mas, se você não alongar esses músculos o suficiente, isso criará uma tensão crônica.

Portanto, é indicado fazer exercícios que possam melhorar a amplitude de movimento na região. 

Músculos peitorais tensos dificultam na hora de esticar os braços

Grande parte das pessoas passa muito tempo no computador e na mesa de trabalho, o que pode predispor os músculos do tórax a se encolherem, limitando assim o quanto os braços podem ser puxados para trás. Além disso, se você estiver fazendo mais exercícios de empurrar do que puxar, também pode ser suscetível. 

Portanto, para evitar o problema e conseguir esticar os braços atrás das costas sem dificuldades, deite-se sobre um longo rolo de espuma sob o cóccix, parte superior das costas e cabeça. Deixe os braços caírem para os lados, a palma da mão voltada para cima.

Mova-o para cima em direção às orelhas e depois para baixo. Faça 3 séries por 30 segundos cada.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

pessoa calçando sapatos
Bem-estar Movimento

Afinal, qual é a do tênis de placa? Corredores iniciantes podem usar?

Os tênis de placa representaram uma verdadeira revolução na corrida de rua – há até quem os considere “doping tecnológico”. Como funcionam e para quem são

mulher segurando uma laranja ao meio, uma fruta da dieta-anti-inflamatória
Alimentação Bem-estar

Dieta anti-inflamatória: como fazer, cardápio e o que evitar

A inflamação é uma reação natural do organismo para se defender de uma infecção ou lesão dos tecidos

homem fazendo treino de bíceps
Bem-estar Movimento

Treino de bíceps: exercícios, benefícios e como fazer em casa

Exercícios isolados, multiarticulares e com suporte devem integrar o treino