Mulher viraliza no TikTok ao “murchar” a barriga de grávida
Mariah Simon, usuária do TikTok de 27 anos, viralizou na rede social ao “esconder” a barriga de grávida em um vídeo. A cena, que já soma mais de 200 mil visualizações, mostra a mulher puxando o ar e prendendo a respiração para “murchar” a região.
@mariahlynne1996 doing every week until she gets here #pregnantlife #pregnancy #QuakerPregrain #ididntknowiwaspregnant #pregnant🤰 #ppd #stahmama #stahmlife❤️ #pregnancytiktok ♬ original sound – user3176645072040
Muita gente, então, ficou em dúvida: será que o ato não poderia trazer riscos ao bebê?
Leia também: Sabrina Petraglia relata acidente doméstico grave com filho no berço. Entenda
Esconder a barriga de grávida, como no vídeo, é perigoso?
De acordo com a ginecologista e obstetra Karen Rocha De Pauw, “esvaziar” a barriga é fisiologicamente possível, embora a imagem cause aflição em quem está assistindo ao vídeo.
“Além do bebê, temos o intestino e, muitas vezes, ele não está cheio. Logo, ao puxar o ar, os pulmões enchem, cria-se um vácuo e o intestino sobe. Assim, a barriga ‘entra para dentro’”, detalha a obstetra.
Ainda que seja possível, há também a dúvida sobre o pequeno estar em perigo quando a mãe faz esse movimento de “esvaziar” a barriga. No entanto, a Dra Karen esclarece que não é o caso.
“Para o bebê, isso não faz a mínima diferença porque ele está dentro de um espaço de líquido amniótico. Então, para ele, é como se a mãe estivesse apenas se mexendo”, pontua a especialista. Dessa forma, o que o pequeno sente é como se a figura materna estivesse apenas respirando ou, pensando em situações com interações externas, como se ela estivesse andando de carro.
Mas é claro que especialistas não recomendam fazer isso com frequência e nem de forma prolongada. Afinal, a técnica envolve apneia (ficar sem respirar), o que pode alterar a oferta de oxigênio para o feto. De qualquer forma, não tente reproduzir em casa.