Escalada Indoor: O que é e quais são os benefícios

Bem-estar Movimento
31 de Outubro, 2019
Escalada Indoor: O que é e quais são os benefícios

Se você é uma pessoa que gosta de adrenalina e de sentir frio na barriga, a escalada indoor pode ser a modalidade esportiva perfeita.

Com paredes cheias de suportes coloridos e diferentes alturas e inclinações, esse esporte está se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo.

Ele tem a possibilidade de ser praticado em diversos ambientes, e é ideal para quem tem um estilo aventureiro. Inclusive, terá sua primeira estreia nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. 

A prática da escalda indoor ajuda a trabalhar quase toda a estrutura muscular do corpo. Além disso, auxilia a desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e a concentração.

Leia mais em: A importância dos exercícios aeróbicos

Como funciona a escalada indoor

escalada indoor

Em princípio, a escalada indoor é uma atividade física que pode ser realizada por pessoas de todas as idades. Mas precisa do acompanhamento de instrutores e a utilização dos equipamentos corretos, além de respeitar os limites do corpo. Devem ser feitas de 2 a 3 vezes por semana.

Existem 3 tipos de escalada indoor, que são:

  • Top Rope: Geralmente é feita em paredes de no máximo 15 metros. A corda com mosquetão de segurança e freio automático ficam presas à cadeirinha da pessoa o tempo todo. Ou seja, o escalador estará seguro e, caso escorregue, ele não cai por estar preso pela corda.
  • Boulder: As paredes são inclinadas e não passam de 4 metros. Não se utiliza equipamento de segurança, existe um colchão para amortecer caso aconteça uma queda. 
  • Escalada Guiada: A corda com o mosquetão fica conectada à parede, e o instrutor faz a segurança, liberando a corda aos poucos durante a subida. Caso haja um desequilíbrio, a corda é travada no mesmo momento pelo instrutor, fazendo com que o escalador continue no mesmo ponto e escolha se quer continuar ou descer.

Benefícios

Esse esporte pode trazer muitos benefícios, como:

  • Aumenta a resistência muscular: As pernas e mãos são muito usadas durante a prática, e isso faz os músculos se desenvolverem mais.
  • Desenvolve o equilíbrio: Ter equilíbrio é muito importante para poder se desenvolver na escalada, já que a queda pode significar uma ”derrota”.
  • Alivia o estresse e promove o bem-estar: Ao liberar endorfina (hormônio responsável pelo bem-estar), os escaladores se sentem constantemente motivados e realizados. 


Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Dislipidemia
Bem-estar Saúde

Dislipidemia: os principais efeitos do colesterol alto na sua saúde

A dislipidemia é uma condição crônica caracterizada por níveis de gordura alterados no sangue, especialmente o colesterol e triglicerídeos. Essas gorduras — também chamadas de lipídios

Bem-estar Saúde

Hábitos simples que ajudam a monitorar a pressão

A pressão arterial elevada é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC.  De acordo com a Diretriz Brasileira de Hipertensão

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra