Como enganar o cérebro para render mais no treino

Bem-estar Movimento
05 de Junho, 2023
Como enganar o cérebro para render mais no treino

Frequentar a academia regularmente durante o ano todo pode ser um desafio para a maioria das pessoas. Isso porque fatores como a rotina e até mesmo a falta de motivação podem prejudicar a prática de exercícios. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, feita em 2021, 48,2% dos adultos no Brasil não se exercitam o tanto que deveriam. Mas a boa notícia é que existem algumas técnicas para render mais no treino.

O nosso cérebro tende a interpretar o esforço físico como uma ameaça ao nosso bem-estar. Por isso, é importante saber algumas estratégias para “enganá-lo” e render mais no treino. 

Visualização

Uma técnica muito eficaz para render mais nos treinos é a visualização. O cérebro é altamente influenciado por imagens mentais vívidas, ou seja, ele pode ser enganado ao criar uma representação mental de um desempenho. 

Antes de iniciar seu treino, reserve um momento para visualizar você mesmo executando os exercícios com perfeição. Imagine seus músculos trabalhando da forma correta, sua respiração controlada e seu progresso sendo alcançado. Essa técnica ajuda a fortalecer a conexão mente-corpo e a motivá-lo a alcançar um bom desempenho.

Leia também: Como manter a rotina de treinos durante o outono

Exercícios personalizados

O treinamento personalizado pode dar mais ânimo e aumentar a sensação de prazer no final do treino. Através do aplicativo Workout, isso é possível. Na plataforma é possível encontrar exercícios para fazer em qualquer lugar que você estiver. Yoga, pilates, alongamento, HIIT, relaxamento, treinos funcionais são algumas das modalidades que estão no app, do nível iniciante ao avançado.

Encare os exercícios como hábito para render mais no treino

Especialistas dizem que a prática de atividade física deve ser vista como um hábito, algo que você faz todos os dias. Se você toma café da manhã às 7h, por exemplo, crie o hábito de treinar às 7h30. Ao fazer isso por algumas semanas, você terá menos dificuldade de ter motivação.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!