Enfeites de natal podem causar acidentes: Confira dicas de como evitá-los
As decorações de Natal já estão em todos os lugares. Elas enchem os nossos olhos de brilho e podem animar os últimos dias do ano. Além de tornar o ambiente mais acolhedor, as guirlandas, árvores e demais decorações podem relembrar boas memórias de infância, e ajudar a construir novas experiências com as crianças. Mas, não forem bem administrados, os enfeites de Natal podem causar acidentes e desperdício de energia. Para não desfazer a magia do Natal com situações desagradáveis e perigosas, continue lendo as dicas a seguir.
Enfeites de natal podem causar acidentes
A preocupação com os perigos das decorações de Natal não é exagero. De acordo com a Associação Brasileira para Conscientização de Perigos da Eletricidade (Abracopel), só em 2021, foram registrados 1.585 acidentes de origem elétrica no Brasil, sendo que estes eventos resultaram em 761 mortes.
Leia também: Presente de Natal: sugestões para quem ama treinar
Dicas de como evitar problemas com os enfeites de Natal
Crianças e idosos
Decorações grandiosas ou mal posicionadas podem limitar a acessibilidade das residências, principalmente se forem colocadas em lugares em que a família fica mais tempo, como salas de estar e jantar. Fiações soltas, árvores no caminho são alguns exemplos de itens decorativos que podem causar acidentes para idosos e crianças. Por isso, certifique-se que não há problemas com a mobilidade. Coloque árvores de natal em cantos inutilizados e posicione as luzes em lugares altos, que não dificultem o caminhar pela casa.
Lembre-se: crianças são extremamente curiosas e podem derrubar árvores de natal, sem querer. No entanto, o peso desses itens, pode provocar machucados e hematomas. Cheque se a árvore está bem posicionada, fixa e se está com todos os parafusos bem ajustados.
Pets
Gatos e cachorros podem interpretas luzes e enfeites como verdadeiras presas. Além disso, os pets podem avançar sobre os enfeites, se pendurar ou até tentar comer parte da decoração, o que pode ser extremamente prejudicial para a saúde dos nossos amigos. Assim, livre os pets do acesso aos itens decorativos o máximo possível. Já o que for inevitável, opte por enfeites mais pesados e não tão chamativos. Se você tiver um presépio, por exemplo, proteja-o com uma cobertura. Assim, você impede que os pets engulam pequenas peças.
Instalações elétricas
Qualquer tipo de instalação elétrica exige atenção redobrada para evitar acidentes como choques, curto-circuitos e incêndios. Faça uma revisão geral nos enfeites reaproveitados dos anos passados para garantir que eles não foram danificados pelo tempo ou armazenamento. Tome cuidado com os famosos ‘T’s, tomadas de várias frentes, que favorecem o superaquecimento e sobrecarga elétrica.
Desperdício de energia
Se você não quer se assustar com a conta de energia no final do mês, o ideal é trazer um pouco de equilíbrio ao instaurar o espírito natalino. Assim, opte por uma quantidade moderada de luzes piscantes e, ao sair de casa, ou deixar o ambiente decorado, crie o hábito de desligar as luzes provisoriamente. Medidas simples com certeza ajudarão na economia de energia.
Além disso, todos os elementos elétricos da sua decoração devem ter o selo do Inmetro. Isso porque o controle de segurança e qualidade desse órgão também ajuda na economia de energia, além de terem procedência reconhecida.
Cuidados com o exagero dos enfeites de natal
Certifique-se que os elementos decorativos elétricos não estão próximos de itens inflamáveis para evitar o risco de incêndios, como por exemplo papel, papelão, tecido, isopor, madeira.
Com essas dicas, temos certeza de os enfeites de natal não vão prejudicar a sua celebração em família.
Referência: Associação Brasileira para Conscientização de Perigos da Eletricidade (Abracopel).