Emoções: Entenda o papel de cada uma na nossa vida

11 de dezembro, 2019

O ser humano é repleto de emoções, que estão presentes em todos instantes, desde o primeiro momento da vida. Além disso, elas podem desempenhar um papel importante na maneira como pensamos e agimos.

Não importa idade, ou situação, sempre existirão sentimentos, que podem ser negativos ou positivos, previsíveis ou chegar de surpresa. Sendo assim, as emoções sentidas a cada dia podem obrigar a agir e influenciar as decisões que se toma sobre a vida.

As emoções podem durar pouco tempo, como um aborrecimento com um colega de trabalho, ou duradouras, como a perda de um ente querido ou o fim de um relacionamento.

Leia mais em: Saúde emocional: O que é e como cuidar da sua

Benefícios das emoções

Para entender qual é o papel da emoção nas nossas vidas, veja alguns benefícios que ela podem trazer:

Podem nos motivar a agir

Quando se tem uma prova estressante para fazer, é possível sentir muita ansiedade pensando se terá um bom desempenho ou não. Devido a essas emoções, é provável que você estude. Com isso, surgiu a motivação de agir e fazer algo positivo para melhorar as chances de obter uma boa nota.

Ajudam a tomar decisões

Mesmo que muitos acreditem que as decisões são guiadas pela lógica e racionalidade, as emoções desempenham um papel fundamental. As emoções têm uma grande influência nas decisões, desde o que comer no café da manhã até em quais candidatos votar para as eleições.

Permitem que os outros nos entendam

Quando você conversa e interage com as pessoas, é importante ajudá-las a entender como se sente diante daquilo. Assim, essas dicas podem envolver expressão emocional por meio da linguagem corporal. 

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.