El Niño pode aumentar casos de doenças virais como a dengue, alerta a OMS

Saúde
23 de Junho, 2023
El Niño pode aumentar casos de doenças virais como a dengue, alerta a OMS

O El Niño é um evento climático marcado pelo aquecimento anormal e persistente. Especificamente no Brasil, o fenômeno causa secas prolongadas na região Norte e Nordeste, ao mesmo passo em que provoca chuvas intensas e volumosas no Sul do país. Mas além das alterações climáticas, o El Ninõ também pode aumentar o risco de doenças virais como dengue, zika e chikungunya.

Em uma declaração feita nesta quarta-feira (21), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que a organização se prepara para um aumento de doenças relacionadas ao fenômeno climático. “A OMS está se preparando para a probabilidade muito alta de que 2023 e 2024 sejam marcados por um evento El Niño, que pode aumentar a transmissão de dengue e outros chamados arbovírus, como zika e chikungunya”, afirmou Tedros.

Veja também: EUA vão investigar caso de morte por gripe suína no Paraná

El niño e doenças virais: qual é a relação?

Durante o fenômeno que tende a começar no segundo semestre do ano, as águas do Pacífico ficam, pelo menos, 0,5°C acima da média por um longo período (no mínimo 6 meses). Portanto, com esse cenário, é possível que países da América Latina sofram chuvas e temperaturas além do normal, o que permite um ambiente ideal para a proliferação de mosquitos – dos mais variados tipos.  

Assim, segundo o chefe da OMS, isso influencia na reprodução e alimentação de mosquitos. O primeiro a demonstrar preocupação é o mosquito da dengue, que já aumentou a incidência na última década com a recorrência do El Niño. 

Mas além disso, outras transmissões também estão no radar da OMS, como aedes aegypti, chikungunya, que causa sintomas que incluem febre, dores nos olhos, cabeça, músculos e articulações. Já a zika tem sintomas mais específicos como erupções cutâneas, conjuntivite e dores musculares. 

Como evitar a proliferação?

Mosquitos que causam doenças virais se aproveitam de ambientes com água parada para se proliferarem. Por isso, a população pode ter uma atuação incisiva para evitar infecções, já que boa parte dos criadouros estão localizados dentro das residências.

A seguir, relembre quais são as medidas de proteção para evitar doenças virais no El niño:

  • Realize limpezas frequentes nos quintais;
  • Mantenha calhas limpas;
  • Não deixe baldes ou recipientes expostos;
  • Escove bem as vasilhas de água de animais de estimação.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show