El Niño pode aumentar casos de doenças virais como a dengue, alerta a OMS
O El Niño é um evento climático marcado pelo aquecimento anormal e persistente. Especificamente no Brasil, o fenômeno causa secas prolongadas na região Norte e Nordeste, ao mesmo passo em que provoca chuvas intensas e volumosas no Sul do país. Mas além das alterações climáticas, o El Ninõ também pode aumentar o risco de doenças virais como dengue, zika e chikungunya.
Em uma declaração feita nesta quarta-feira (21), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou que a organização se prepara para um aumento de doenças relacionadas ao fenômeno climático. “A OMS está se preparando para a probabilidade muito alta de que 2023 e 2024 sejam marcados por um evento El Niño, que pode aumentar a transmissão de dengue e outros chamados arbovírus, como zika e chikungunya”, afirmou Tedros.
Veja também: EUA vão investigar caso de morte por gripe suína no Paraná
El niño e doenças virais: qual é a relação?
Durante o fenômeno que tende a começar no segundo semestre do ano, as águas do Pacífico ficam, pelo menos, 0,5°C acima da média por um longo período (no mínimo 6 meses). Portanto, com esse cenário, é possível que países da América Latina sofram chuvas e temperaturas além do normal, o que permite um ambiente ideal para a proliferação de mosquitos – dos mais variados tipos.
Assim, segundo o chefe da OMS, isso influencia na reprodução e alimentação de mosquitos. O primeiro a demonstrar preocupação é o mosquito da dengue, que já aumentou a incidência na última década com a recorrência do El Niño.
Mas além disso, outras transmissões também estão no radar da OMS, como aedes aegypti, chikungunya, que causa sintomas que incluem febre, dores nos olhos, cabeça, músculos e articulações. Já a zika tem sintomas mais específicos como erupções cutâneas, conjuntivite e dores musculares.
Como evitar a proliferação?
Mosquitos que causam doenças virais se aproveitam de ambientes com água parada para se proliferarem. Por isso, a população pode ter uma atuação incisiva para evitar infecções, já que boa parte dos criadouros estão localizados dentro das residências.
A seguir, relembre quais são as medidas de proteção para evitar doenças virais no El niño:
- Realize limpezas frequentes nos quintais;
- Mantenha calhas limpas;
- Não deixe baldes ou recipientes expostos;
- Escove bem as vasilhas de água de animais de estimação.